PT EN

 

 

4 pontos de contacto entre Lisboa e Roma

4 pontos de contacto entre Lisboa e Roma

Lisboa e Roma
Out 2006

A PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea organizou, em parceria com a AGC - Associazione Gioiello Contemporâneo em Itália um evento de intercâmbio cultural denominado “ 4 pontos de contacto entre Lisboa e Roma” que teve como principal objectivo a divulgação da cultura portuguesa em Itália e italiana em Portugal e que englobou exposições, workshops, projectos e conferências a decorrerem em simultâneo em Lisboa e Roma.

O principal objectivo foi divulgar o que de mais representativo na joalharia se faz em Portugal e em Itália, tendo em conta a forma como uma disciplina com raízes tradicionais, em ambos os países, tem vindo a desenvolver novas experiências tanto a nível do conceito, como da forma e do material. Foi importante iniciar um diálogo nesse sentido e de deixar em aberto a reflexão sobre o que é mais marcante e melhor define cada corrente, promovendo o debate, revelando pontos de vista  que sirvam de trampolim para o intercâmbio de ideias e de reflexões sobre o estado da joalharia em Portugal e Itália.

Foi estabelecido que os “4 pontos de contacto” decorreriam “simultaneamente” em Lisboa e em Roma e que seriam constituídos por: duas exposições, dois workshops, dois ciclos de conferências e dois projectos. A Joalharia foi o fio condutor – e cada ponto uma paragem,  um momento de confronto e reflexão. Ao longo deste percurso, com estas quatro paragens, podemos ter uma visão mais abrangente sobre a joalharia contemporânea de cada país:

- Do que se faz, ao visitarmos as exposições que nos mostraram a actualidade da joalharia portuguesa e italiana.
- De como se faz, ao participarmos nos workshops liderados por dois joalheiros  um português outro italiano.
- Do que se pensa, e como se pensa ao ouvirmos os conferencistas convidados por ambas as partes a apresentar as suas comunicações.
E por fim,
- Do que identifica a cultura de cada país ao nos confrontarmos com a colecção de objectos e imagens que os membros da associação seleccionaram e enviaram entre si, como ponto partida e motivação para a criação de uma nova jóia.

Em Lisboa, os 4 pontos de contacto foram os seguintes:
Programa (PDF)

1º Ponto de Contacto
Joalharia Italiana Contemporânea em Lisboa
Joalharia Portuguesa Contemporânea em Roma

2º Ponto de Contacto
Workshop Roma
Workshop Branca de Neve

3º Ponto de Contacto
Conferências e Debate Pontos de vista sobre a Joalharia em Portugal e em Itália
Conferências e Debate A linguagem da joalharia

4º Ponto de Contacto
Projecto A cada cultura a sua jóia

Patrocínios
Embaixada de Itália em Lisboa, Embaixada de Portugal em Roma, Câmara Municipal de Lisboa

Apoios
Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, Instituto das Artes | Ministério da Cultura, Instituto Camões, Instituto Italiano da Cultura em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lusitália, Martini Bacardi e Restaurante Casanostra.

Agradecimentos
Dra. Alexandra Pinto, Dra. Elisa Salazar, Dr. Fabrizio Campoli, Fausto Maria Franchi, Frederica Bastide Duarte, Frederico Fellini, Professor Giovanni Biagioni, Dra. Helena Raposo, João César Monteiro, Dr. Jorge Vaz de Carvalho, Dra. Leonor d ’Orey, Dr. Luis Santos Ferro, Luísa Neves, Dra. Madalena Braz Teixeira, Dr.Manuel Castro Caldas, Pintor Manuel Costa Cabral, Dr. Nuno Vassalo e Silva, Designer Nuno Vale Cardoso, Rita Marcangelo, Restaurante Casanostra, Sílvia Steiner, Dra. Simonetta Luz Afonso, Teresa Garcia de Matos, Tereza Seabra, a todas as Instituições que mais uma vez confiaram no nosso projecto, à AGC nomeadamente a Andrea Lombardo, à direcção da PIN pelo empenhamento e dedicação prestado a este projecto e a todos os seus associados que confiaram e  participaram neste evento.

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio