Um dialogo entre desenho e joalharia

Um dialogo entre desenho e joalharia
Mirla Fernandes 
Brasil
Agosto 2010

Um dialogo entre desenho e joalharia
Mirla Fernandes
Brasil
Agosto 2010
 

Tenho a tendência de procurar parâmetros de outras disciplinas quando observo um trabalho de arte-joalheria. A relação com o desenho me fascina particularmente (veja o curso  ao lado e reserve sua vaga).

Quando encontro um artista que a meu ver trata esse tema, isto me interessa porque encontro outras maneiras de resolver as questões que estou sempre me perguntando a respeito da interação bidimensional/tridimensional.

É esse o caso de Hena Lee. Em 2009, Hena participou dos workshops do NOVAJOIA com Ela Bauer (outubro, 2009) e Karin Seufert e Tore Svensson (novembro, 2009). Desde então,  iniciou uma nova etapa em seu trabalho, passando a desenvolver um peças que,  a meu ver,  dialogam com o desenho.

A mudança iniciou-se a partir de um questionamento sobre sua identidade. Os materiais escolhidos iniciais se referiam à cultura coreana, da qual descende: gergelim, pó de pimenta, hashis.

Um dialogo entre desenho e joalharia

Os hashis inicialmente em sua cor natural, foram pintados de preto e começaram a trazer uma qualidade gráfica muito forte ao trabalho.

O desenrolar da recente pesquisa está amplificando essa qualidade gráfica.

A linha espessa e dura do hashi pouco a pouco cede lugar à linha leve e flexível do fio de algodão.  A linha que até então  funcionava como elemento unificador dos pedaços de hashi pintados, começa a aparecer e ganhar espaço na composição.

Um dialogo entre desenho e joalharia

A cor quando aparece é pontual.

Um dialogo entre desenho e joalharia

O domínio do preto, como diria Frutiger, age removendo a luz, enfatizando o espaço do entorno, ativando-o. Vemos nessas peças desenhos que avançam no outro eixo, estabelecendo um diálogo interessante entre a linha e o espaço.

Hena Lee é uma das artistas brasileiras selecionadas para expor na Think Again em Outubro no MAD, NY.
 

Mirla Fernandes, Agosto 2010



 

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23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA