Image

1982/2010
Mirla Fernandes
Brasil
Janeiro 2011

1982/2010
Mirla Fernandes, Brasil
Janeiro  2011

 
Nos primeiros dias de 2011, o Brasil trocou sua presidência. Eu não sou uma pessoa qualificada para comentar este último governo em termos de suas conquistas políticas ou econômicas, mas uma coisa nele foi muito perturbadora e eu gostaria de falar sobre isso aqui. Fomos governados por oito longos anos por uma pessoa que tinha orgulho de não ter tido uma formação. Nosso ultimo presidente não tinha diploma universitário e se orgulhava disso.  Um péssimo exemplo para toda a população considerando o nível médio de educação e todas as dificuldades pelas quais tem que passar alguem para ter um diploma.
 
Estava refletindo sobre isso na semana passada quando recebi alguns documentos de  Miriam Mirna Korolkovas sobre uma exposição que aconteceu em Novembro de 1982.
 
Image
 
Korolkovas é uma artista brasileira que tem trabalhado com joalheria, produzindo uma série de peças impecáveis, e também trabalhado como professora. Primeiro em sua própria escola nos anos 80, depois em uma faculdade de moda. Hoje está afastada deste cenário pois está se concentrando no trabalho curatorial e na organização de um livro sobre joalheria contemporânea.
Mergulhando em seu material, ela encontrou várias notícias sobre essa exposição e sabendo do interesse do NOVAJOIA em divulgar a arte-joalheria, ela nos enviou esse material.
 
 

Miriam M. Korolkovas
Miriam M. Korolkovas

  
Na época, eu tinha apenas 12 anos e não fiquei sabendo da exposição, embora ela tenha acontecido em um importante museu. Juntou trabalhos de 18 joalheiros e também mostrou uma pequena bancada de joalheria para que o publico tivesse uma noção de como as peças eram feitas. Foi uma conquista.
  
Hoje, 29 anos mais tarde, eu não pude reconhecer muitos dos nomes na lista, seja porque trabalham exclusivamente na industria (um campo que não sigo), seja porque desistiram. De qualquer maneira, gostaria de destacar dois nomes, Michael Striemer e Salvador Francisco Neto, porque ambos são artistas que também trabalham como professores. Michael em sua própria escola California 120 e Salvador na Escola Arte Metal.
 
 
Michael Striemer
Michael Striemer

 
Salvador Francisco Neto
Salvador Francisco Neto

 Num pais onde a educação é bastante problemática, acredito ser importante lembrar continuamente nomes de pessoas que fazem a diferença, que contribuem ao compartilhar seus conhecimentos.
 
Como Korolkovas, ambos pertencem a uma geração que enfatiza a pesquisa formal e material, tendo influenciado muitos novos artistas.
 
 Os três artistas, cada um com suas próprias características, nos dão um exemplo de tenacidade e generosidade ao se dedicarem à educação. Vamos torcer para que nesse novo governo, esse tipo de exemplo tenha chance de se multiplicar para que no futuro possamos reconhecer facilmente todos os nomes dedicados à joalheria contemporânea brasileira.
 

postado por Mirla Fernandes
 
links:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4781250U4
http://www.escolaartemetal.com.br/professores.aspx

1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MASTERCLASS Marketing Digital Aplicado à Joalharia Contemporânea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1