PT EN

"Molas"

Molas

"Molas"
Esculturas Cinéticas de
Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti
Galeria Baró
S.Paulo, Brasil

Molas

"Molas"
Esculturas Cinéticas de
Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti
Galeria Baró
S.Paulo, Brasil

 
As joias conquistam mais um espaço para serem apreciadas na cidade de São Paulo, Brasil...desta vez na galeria BARÓ!
Os artistas que também exploram esta mídia já contam com os espaço do A CASA museu do objeto brasileiro e o Museu da Casa Brasileira. Este último acolhe no momento 16 artistas, sendo 8 dinamarquesas e oito brasileras, que expõem suas joias.

No dia 17 de março a galeria BARÓ, Rua Barra Funda 216, abriu a exposição do trabalho dos artistas Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti.Uma dupla que tem produzido incansávelmente e expondo em diversos terrenos do globo terrestre obras de grande porte, pesquisando a robótica, efeitos sonoros, táteis e visuais em suas obras, rendem-se a joalheria!

Leonardo Crescenti é fotógrafo, cineasta e artista, Rejane Cantoni é artista e pesquisadora .

MOLAS é o nome da exposição e da coleção de esculturas cinéticas vestíveis, joias, desenhadas para produzir no usuário sensações áudio-tátil-visuais.

Como nos informa a galeria BARÓ sobre o trabalho da dupla de artistas, a forma, a escolha do material e os tratamentos utilizados foram definidos em função da combinação: ergonomia, rigidez e elasticidade. As esculturas são compostas de fios de aço-mola torcidos, modelados, endurecidos, metalizados e de conectores.
Para serem portadas em torno do pescoço, seis espirais ..tilintam enquanto comprimem ou alongam em função do deslocamento do corpo interador. Para serem portados em torno do braço.....comprimem ou alongam, deslizando, produzindo efeitos táteis em função da posição parta cima ou para baixo do braço.
Para o observador externo, a natureza elástica das esculturas produz também efeitos óticos e cinéticos.Quando o objeto é comprimido ou estendido, a força à que ele é submetido desenha padrões lineares de comprimento proporcionais `às variações em progressão geométrica.

As joias podem ser retiradas de onde estão expostas e vestidas pelas pessoas que visitam a galeria. No dia da abertura da exposição foi um momento de intensa interação entre as obras e o público... que divertiu-se muito!!!

A exposição termina no dia 21 de abril de 2012.

Miriam Mirna Korolkovas
 
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

 

info+:
galeria BARÓ
Rua Barra Funda 216
S.Paulo
Brasil
 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio