PT EN

 

 

 

“Jewellery 1995-2009” Claude Schmitz

“Jewellery 1995-2009”
Claude Schmitz
ESAD Escola Superior de Arte e Design
Matosinhos
24 Março 15:00

No próximo dia 24 de Março, pelas 15 horas, a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos promove uma conferência com Claude Schmitz, artista e designer de joalharia. Claude Schmitz irá abordar a evolução do seu processo de trabalho nos campos da arte e do design em joalharia, salientando a recuperação de técnicas tradicionais para o design contemporâneo.  

Claude Schmitz vive e trabalha no Luxemburgo e é Mestre em Artes da joalharia e ourivesaria pelo Royal College of Art, em Londres. Licenciou-se em Antuérpia, na mesma área, na Koninklijke Academie voor Schone Kunsten.

Destas universidades, tal como da ESAD, vemos surgir diplomados cujo trabalho corresponde a um leque amplo de linguagens. Uns orientam-se para situações que se inscrevem no campo da arte, outros para o do design, outros para um espaço de interface de ambos, dando respostas às mais variadas solicitações do mercado.

O trabalho de Claude Schmitz é sistematizado do ponto de vista formal e mostra preferência por uma via de continuidade do funcionalismo, aliando materiais como ouro, platina e técnicas tradicionais. “O meu trabalho consiste na tradição, nos valores, na possessão, no status e em matérias de escala e de peso”, refere Claude Schmitz. Sobre a conferência na ESAD, diz ainda: “Não tenciono contar a história toda, apenas vou fornecer os ingredientes; o resto é uma questão de interpretação. Vou falar sobre a evolução dos meus trabalhos, desde o princípio, das primeiras peças, até às mais recentes, bem como sobre aquilo que penso que influenciou/provocou as mudanças no meu trabalho”.

ESAD Escola Superior de Artes e Design
Av Calouste Gulbenkian
4460-268 Senhora da Hora
Matosinhos, Portugal
T +351 229 578 750
F +351 229 552 643
www.esad.pt

 

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio