PT EN

 

 


Pedras Preciosas e o Oriente 

Workshop com Rui Galopim de Carvalho
Museu do Oriente
Lisboa
de 15 Nov a 20 Dez


Datas: 15, 22 e 29 Novembro, 13 e 20 Dezembro
Horário: 10.00 às 13.00; 10.00 às 12.00 (20 Dezembro)
Participantes: Mín.20, Máx.30
Preço: €65,00

Em cinco sessões, ilustradas com imagens e, in loco, com as peças da exposição temporária Jóias da Carreira da Índia, em exibição de 13 de Novembro de 2014 a 26 de Abril de 2015, e, também, da vasta colecção do museu, vamos abordar o impacto da rota do Oriente na joalharia portuguesa e europeia, com especial enfoque nos diamantes indianos, e, também, nos rubis, safiras e espinelas, com passagem obrigatória pelas pérolas naturais.

Uma comparação com a actualidade versus a criação artística dos séculos XVI e XVII coloca esta matéria em perspectiva, chamando-se a atenção, por exemplo, para a evolução dos estilos de lapidação de algumas destas gemas. Outros materiais, tais como a tartaruga, o cristal-de-rocha, o chifre de rinoceronte, o marfim e o coral, não obstante por vezes originários de outras paragens, tiveram no Oriente grande utilização em peças ao gosto luso. Quando se fala de pedras preciosas no Oriente, é incontornável abordar-se o jade, grupo de materiais revestidos de grande valor histórico, artístico e patrimonial, em especial na China, e do qual se sabe muito pouco por cá.
Além das visitas às galerias expositivas que irão ilustrar, a passo e passo, os conteúdos oferecidos nas sessões teóricas, haverá oportunidade para manusear alguns destes materiais, em bruto e trabalhados, proporcionando-se um olhar mais concreto e prático sobre a matéria.

Rui Galopim de Carvalho é licenciado em Geologia e especializou-se em Londres em Gemologia e em Classificação de Diamantes. É editor associado de The Journal of Gemmology, sendo autor de diversos livros, nomeadamente Pedras Preciosas na Arte e Devoção - Tesouros Gemológicos na Arquidiocese de Évora, Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal, O Santo Lenho da Sé de Évora e Normas de Inventário de Ourivesaria. Colabora regularmente com equipas de vendas no conhecimento dos seus produtos, e associou-se à UCP, ESAD, ARCO e Centro de Joalharia de Lisboa, sendo responsável pelo módulo de Gemologia nos cursos de Avaliador Oficial da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Foto: © Onshot/Rui Carvalho

Informações e inscrições aqui.

 

+ info:
Museu do Oriente
Rua Brasília, Doca de Alcântara Norte
1350-362 Lisboa
www.museudooriente.pt

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio