PT EN

 

 

“Cetro”, cerâmica, câmera digital, espelho,2013

Ensaios Imprecisões (2011-2013)
Mirla Fernandes
Espaço Cultural Casa do Lago
Campinas, Brasil
de 05 a 16 Ago 2013


“Cetro”, cerâmica, câmera digital, espelho,2013

“Cetro”, cerâmica, câmera digital, espelho,2013



Ensaio de Imprecisões teve como ponto de partida a investigação da linha, elemento formal comum entre o desenho e a joia, como uma reafirmação de uma  prática artística que se dá por transcodificações, incorporando simultaneamente poéticas de linguagens variadas. O desenho é entendido como atividade intrinsecamente ligada ao movimento corporal, ao gesto expressivo. A joia, como objeto em escala corporal que promove afetação e, portanto colabora no estabelecimento de uma situação relacional entre quem experimenta e quem observa.
 
Esta série de trabalhos também incorpora a filosofia do Aikido, arte marcial que impregna meu entendimento de vida e processo criativo desde 2004: kan (aceitar o inesperado durante o processo e lidar com ele) , kokyu (integrar o ato de respirar) e aiki (harmonizar com a matéria e a interagir com o outro).

As linhas de cerâmica, Linhas-geradoras, foram pensadas inicialmente para servirem como instrumentos de sopro. O ar que saiu de meus pulmões as perpassou e desenhou sulcos em um campo de pó de gesso. Esses sulcos foram preenchidos com látex, gerando Caligrafias do Sopro, desenhos-joias prontos para serem descobertos em sua possível relação com corpos que atuem mais do que corpos-suportes. Invoco corpos-curiosos, corpos-ativos.

Em Cetro tomei a tipologia clássica do poder político do rei/imperador e a implodi em centenas de pedaços. Apresentei-o em Fevereiro de 2013 na Galeria Hop, em Tallinn (Estônia), e propus uma troca: o visitante podia levar um elemento desde que me desse sua imagem. Como este trabalho encontra-se em trânsito, apresento-o aqui através  das fotografias trocadas.
 


legenda:“Cetro”, cerâmica, câmera digital, espelho. 2013


legenda:“Linhas-geradoras”, cerâmica esmaltada, 2011


legenda:Cetro #2”, cerâmica esmaltada, 2012


legenda:“Kan”, cerâmica esmaltada, 2012


legenda:“Linhas-cetro”, cerâmica esmaltada, 2011



legenda:“Caligrafias do sopro”, látex, 2011- 2013




+ info:
Espaço Cultural Casa do Lago
Rua Érico Veríssimo, 1011
Campinas, São Paulo, Brasil

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio