PT EN

 

 



Ricordo di Venezia

Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa
Palácio Nacional da Ajuda
Lisboa
De 21 de Jul a 29 Nov 2015


O Palácio Nacional da Ajuda leva a público, pela primeira vez,  uma seleção de excelência de peças de vidro de Murano do séc. XIX. Pertencentes à coleção de vidros do Palácio da Ajuda, e quattro exeplares do Palácio Nacional de Sintra, as peças foram maioritariamente adquiridas pela rainha de Portugal D. Maria Pia de Sabóia, durante as suas viagens a Itália, na segunda metade do séc. XIX.


Dragões, golfinhos, flores e folhas, pérolas, cavalos alados, aplicações de amoras, mascarões, leões e outras fantasias produzidas pelos mestres vidreiros venezianos oitocentistas, trazem cor e luz a este Verão em Lisboa.


A exposição é acompanhada por um catálogo produzido pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Comissariada por Maria João Burnay (Conservadora da col. de Vidro do PNA) e por Rosa Barovier Mentasti (Historiadora italiana de vidro veneziano), a mostra está patente ao público no Palácio Nacional da Ajuda, de 21 de julho a 29 de novembro 2015 e conta com os apoios: Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Vicarte/FCUNL, Corning Museum of Glass e El Corte Inglés.



+ info:
www.palacioajuda.pt

 

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio