PT EN

1

CF cover PT

 

JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL
Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI
Cristina Filipe [Membro PIN]

JÁ À VENDA

 

 



Exposição "Versus" 
Valentim Quaresma & Mariana Dias Coutinho
Mov'art Gallery
Luanda
de 16 Set a 16 Out

 

Com a curadoria da Mov’art, vão ser apresentadas obras de dois grandes artistas, Mariana Dias Coutinho (pintora e escultora) e Valentim Quaresma (joalheiro e escultor), cujos trabalhos evocam o poder da imagem como representação romântica, poética e imaginária, num universo de contrastes entre o abstrato e o concreto. A crítica especializada, sustenta ainda, que ambos agregam uma linguagem algo surrealista numa narrativa que coexiste nos valores de hoje.

Mariana Mota Capitão Dias Coutinho é artista residente em MArt e no espaço cultural SP121 e membro associado da APAURB – Associação Portuguesa de Arte Urbana. Cursou Desenho e Pintura no Ar.Co e é licenciada em Conservação e Restauro de Mobiliário pela Universidade Nova de Lisboa. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro e tornou-se um dos rostos da cidade de Lisboa, com intervenções urbanas no “Passeio Literário da Graça”, “Muro Azul” ou no Lx Factory.

Valentim Quaresma estudou na escola de artes António Arroio, no departamento de joalharia do AR.CO e na Fundação Calouste Gulbenkian onde tirou o curso de monitor de expressão plástica.

Vencedor do concurso internacional de jovens criadores da Europa na área de artes plásticas em 1994, participou em diversas exposições coletivas nas principais cidades europeias. Em Lisboa mostrou o seu trabalho individualmente na Praça das flores galeria, museu de história natural, MUDE (Museu do design e da Moda), Academia de ciências de Lisboa, Arte Lisboa. Como joalheiro, trabalhou durante 20 anos com a pioneira da moda Portuguesa Ana Salazar. Em 2007 venceu em Itália o concurso mundial ITS sendo-lhe atribuído o prémio “ Melhor coleção do ano”.




+ info:
www.valentimquaresma.com

 

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio