PT EN

1

CF cover PT

 

JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL
Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI
Cristina Filipe [Membro PIN]

JÁ À VENDA

 

 

Image

The (in)complete collection
By ESAD
Loja The
6 Mar

 

ESAD e a THE Design realizam desde 2008 o projecto “The (in)complete collection, by ESAD”. Este projecto envolve a interpretação do conceito THE por finalistas do curso de Artes/Joalharia e, agora também, por alunos da Pós-Graduação em Design de Joalharia da ESAD. No seguimento do enquadramento projectual, elaborado por professores da ESAD, e de uma selecção de propostas e respostas dos alunos, a THE integra jóias portuguesas de alunos da ESAD numa selecção internacional de estilistas.
Os seleccionados são Ana Margarida Coimbra, Ana Rodrigues, Ana Seabra, Carolina Brose, Daniela Varzim, Janir Roman Diaz, Romeu Bettencourt.
Helena Almeida Santos e Teresa Pimentel criaram o conceito THE: vestir exclusivo, despido de preconceitos, ou por outras palavras, vestir criativamente, destacando-se de um mundo demasiado homogéneo. A ideia resulta de uma intensa pesquisa e de uma enorme vontade de criar algo de original e intemporal, que se situe para além do circuito de tendências ou modas. A the demarca-se – talvez, acima de tudo – pela versatilidade das peças escolhidas e pelo desafio à usuária, para que continue a obra. É aqui que a ESAD se enquadra e, no âmbito do projecto em joalharia, lembra a Obra Aberta de Umberto Eco. As jóias para a THE podem ser descritas como propositadamente incompletas, propondo-se à usuária para que as continue, recriando e recreando formas de usar, acrescentando algo de si. Poderá, assim, investir na sua imagem, na sua identidade visual. Ao continuar o processo criativo do estilista e do joalheiro, a usuária poderá apropriar-se, tornando cada peça verdadeiramente sua. Certamente, nenhuma será peça transitória.


Comissário Ana Campos e José Carlos Marques
Organização ESAD 2010
Evento Exposição
Data 06.03 a 31.08.2010
Horário Seg a Sáb . 10h às 19h30
Local Loja THE, Rua do Farol 52, 4150-309 Porto


__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio