PT EN

 

 

Joana Vasconcelos
A Jóia do Tejo
Joana Vasconcelos
Projecto 7 Maravilhas | EDP
Torre de Belém
Lisboa
Até 9 de Julho 2008

"A Jóia do Tejo" de Joana Vasconcelos, na Torre de Belém integrado no projecto das 7 Maravilhas lançado pela EDP, consiste numa instalação feita especificamente a partir de e para a Torre de Belém. 

A peça sendo um colar  referenciado claramente  numa jóia barroca, cruza a pop, mas cruza também todo o movimento e os questionamentos presentes no movimento da joalharia contemporânea desde os anos 60, ao recorrer a um jogo de escala e de apropriação de objectos existentes, como por exemplo o representar as gemas com bóias náuticas.

A descontextualização dos objectos utilizados do seu lugar original bem como a sua apropriação e atribuição de um novo sentido e valor, questiona o sentido dos objectos bem como  a sua carga simbólica. Intensificando assim o sentido da necessidade de dos adornarmos. Mas qual a importância do valor dos materiais com que nos adornamos? Qual a importância simbólica dos mesmos e o sentido da jóia  nas nossas vidas e no nosso quotidiano? Qual o significado e a importância da jóia num corpo...

As jóias são objectos indicadores dos sentidos e veículos de expressão e de tendências de uma época e de uma cultura. A Joana Vasconcelos ao fazer este colar personifica um monumento, e ao adorna-lo  intensifica a sua “personalidade”, a sua “época” e sua “cultura”.
CF

+ info
A Jóia do Tejo (PDF)
 
http://www.joanavasconcelos.com/

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio