PINAPARIS


MIND THE GAP CONFERENCE 2015
Mind the Gap: The Artist in Culture Studies
5th Graduate Conference in Culture Studie
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
2 e 3 Nov 2015

 

The present conference aims to discuss the artist both as subject and object of study in the disciplinary field of culture studies.
Artists share with anthropologists a concern for the politics of representation, in the sense of the formulation of knowledge of the world. We will seek to understand the meaning of that common interest. Since the 1990s, a challenging wave of art events has occurred that evinces significant similarities with anthropology in its theorizations of cultural difference and representational practices.
In his seminal essay “The Artist as Ethnographer?”(1995), Hal Foster observes that postmodern deconstruction has made art into a field of social anthropology, introducing the “ethnographic turn in contemporary art”.
Is there a real difference between the practices of the ethnographer and the artist?
Is that an artificial position and are they truly similar?

This conference endeavours to bring together doctoral students and post-docs working within disciplines that relate to the study of culture (arts, humanities and social sciences), and seeks to establish a forum for stimulating debate.


Inscrições na Conferência Mind the Gap:
Dias 2 e 3 de Novembro 2015
Local: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Palma de Cima, Lisboa.

 - Para assistir aos dois dias da conferência, a taxa de inscrição é de 25€  (pagamento até dia 28 de Outubro)
 - Para assistir apenas a um dos dias da conferência (2 ou 3/11) a taxa de inscrição é de 15€ (pagamento até dia 28 de Outubro)

As taxas de inscrição incluem materiais da conferência e coffee break.
A Entrada é livre para o filme "Riddles of the Sphinx” (Laura Mulvey e Peter Wollen, 1977) no Cinema Ideal, dia 2 de novembro 2015.
Os procedimentos para pagamento estão indicados na página da conferência em: https://mindthegap2015.WordPress.com/registration/.

Programa aqui.
 

Cristina Filipe | Membro PIN fará uma comunicação na 2a feira dia 2 de Novembro
Título: Continuidades e rupturas na joalharia contemporânea em Portugal: 1980-2010
Sinopse: A partir da voz e da obra de um conjunto de artistas entrevistados, no âmbito da pesquisa sobre a história da joalharia contemporânea em Portugal, procuraremos desenhar uma cartografia que trace o processo de continuidade e de rupturas na joalharia contemporânea, desde a década de 80 à atualidade.

O artista será exposto através da observação de aspectos marcantes na sua obra, tanto a nível de conteúdos como de forma, e através da descrição das suas vivências, dos seus costumes, do seu conhecimento, das suas ideias e das suas técnicas.

Tentaremos identificar contextos – situações, lugares e eventos – pelos quais a joalharia contemporânea se expande e como cada artista a demarcou da tradição tirando vantagens do seu vasto espectro de abrangência, de certa forma, mais amplo de que outras formas de arte. Habita não apenas espaços públicos – paredes e os plintos de museus e galerias, mas também privados, nomeadamente as gavetas de colecionadores e ainda o corpo, que quando em trânsito se desloca por todos os lugares. Segundo Skinner o corpo é tal como uma bancada de trabalho, um dos espaços privilegiados que modela e orienta o sentido da joalharia contemporânea.

Ao longo da sua história , as diretrizes que moveram a arte da joalharia foram evoluindo, divergindo, subdividindo-se, e, como qualquer outra forma de expressão artística, distinguem-se diferentes movimentos marcados por povos, rituais e culturas.

Não procuramos fazer uma narrativa da história da joalharia. Contudo, interessa-nos identificar os principais segmentos que a joalharia compreende, em Portugal, no período abrangido por esta apresentação, de modo a definirmos com clareza as rupturas e as continuidades mais relevantes que traçam esta cartografia.

 

 + info:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

1

Found Lost Found

23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA