PINAPARIS

 
Joia & Conceito
com Miriam Mirna MKorolkovas
IED
Rio de Janeiro
2ªs feiras de Ago 2013

CURSO DE EXTENSÃO

PLANO de CURSO
Curso: Joias e Acessórios
Título: Joia Conceitual: Corpo_Fragmento
com Miriam Mirna Korolkovas

Semestre: 2. semestre  
Ano: 2013
carga horária: 48 hs
Dia: segundas feiras
Horário: a combinar


Ementa
Apresentar perspectivas de entendimento e expressão da joia atual, tendo o corpo humano como receptor, considerando a situação sócio - político - econômico -ambiental mundial.


Objetivo
Oferecer ferramentas para a análise crítica da joia conceitual no panorama da joia contemporanea nacional e internacional .

Metodologia
Partindo do estudo do corpo humano, sua anatomia, exercícios serão propostos através da(s):
.observação  sensorial e visual: toque e escuta.
.medidas do corpo, uma breve introdução à ergonomia.
.articulações, partes rígidas (ossatura) e maleáveis (musculatura)
.derme e intraderme

Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente e em equipe com discussão crítica.
Este curso pretende dar continuidade a série de exercícios já desenvolvidos na FASM e no IED sob orientação da docente desde 2003.

Miriam Mirna Korolkovas, bailarina, escultora, joalheira, gravadora, designer e arquiteto, mestre em Artes Visuais pelo Pratt Institute, NY e ECAUSP, SP, doutora pela FAUUSP, SP, professora artista visitante da Penny Stamps School of Art & Design, University of Michigan, fundadora da OFICINA- Escola de Joalheria e Galeria OFICINA, SP, artista, escultora, gravadora, bailarina, arquiteto e curadora de joia no A CASA museu do objeto brasileiro e no JOYA Barcelona, Espanha; já expôs em diversos Museus de Arte  e em galerias no Brasil em diversos países da Europa e dos Estados Unidos.

Proferiu palestras e dirigiu workshops  na OFICINA-Escola de Joalheria , SP, no Pratt Institute, NY, na Penny Stamps School of Art & Design, University of Michigan, EUA, na Escola de Comunicação e Artes, Universidade Mackenzie, SP, na ARCO, Portugal, na Walka Studio, Chile.

Korolkovas divulga a joia como expressão artística, conhecida como art jewellery no exterior. Pesquisadora da joia conceitual  e do adorno indígena no Brasil  é curadora  independente e do A CASA museu do objeto brasileiro, SP.

+ info:
www.mmkorolkovas.com.br
http://www.flickr.com/photos/mmkorolkovas
http://lattes.cnpq.br/3342812059393187

{tortags,2646,1}

1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

1

Found Lost Found

23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA