PINAPARIS



Pós-Graduação em Joalharia Contemporânea 

Unversidade Católica do Porto | Membro PIN
Porto


Apresentação e Objectivos

Conceber um corpo de trabalho inovador, consistente e reflectido no campo da joalharia contemporânea, que traduza as distintas variantes por ela assumidas, é o grande desafio desta pós-graduação em Joalharia Contemporânea.

A um conjunto de especialistas relacionados com a Joalharia e a sua História, vem juntar -se a percepção do saber fazer, com a contribuição de experimentados técnicos, assumindo distintas vertentes do que se concebe como a joalharia contemporânea.

Nesse sentido, unem-se a teoria e a prática desta Arte, para proporcionar uma formação sólida, técnica e esteticamente apelativa, contribuindo para a evolução/renovação da Joalharia, sector que há muito vem prestigiando Portugal.

Nesta pós-graduação, interligam-se unidades teóricas, práticas e seminários com reputados especialistas nacionais e internacionais, estabelecendo-se, igualmente, o contacto com o trabalho que vem sendo desenvolvido por alguns designers e artistas portugueses.

A dinâmica interactiva da leccionação das unidades curriculares inscreve uma nova perspectiva de abordagem, que tende a ser inovadora na realidade do ensino pós-graduado da joalharia em Portugal.


Competências

No final do curso os alunos deverão ter adquirido:

        * a habilidade de se posicionarem de uma forma segura e consciente na área de estudo (i.e joalharia).Para tal, deverão apresentar uma sinopse de 1 a 2 páginas de defesa e justificação junto do trabalho final.
        * competências para desenvolverem um corpo de trabalho inovador, consistente e reflectido no campo da joalharia contemporânea que traduza um determinado tema de interesse.
        * capacidade de reflexão em torno da criação de peças individuais e coleções, relacionada com temáticas concretas.
        * um conhecimento histórico e um conhecimento prático aprofundados sobre a área de estudo (i.e joalharia),que deverá ser demonstrado através de um corpo de trabalho em suporte digital ou tridimensional a ser apresentado oralmente no final de cada módulo.
        * um conhecimento sobre diferentes tipos de materiais - desde as matérias mais tradicionais como os metais preciosos e as gemas a outros materiais de interesse à joalharia contemporânea - e dos processos tecnológicos a eles associados.

Área de Estudos: Artes
Grau de Ensino: Pós Graduação
Campus: Campus Foz


Destinatários:
Detentores de licenciatura* em Belas-Artes, Arquitectura, Design, Joalharia, Multimédia, Moda ou licenciaturas noutras áreas com experiência de cursos práticos de joalharia e, ainda, detentores de um currículo com experiência nas áreas contempladas no curso.

* Poderão frequentar como Formação Avançada não licenciados, ficando diplomados com um Curso de Formação avançada em Joalharia Contemporânea.


Horários:
As aulas decorrem às QUARTAS, QUINTAS-FEIRAS e SEXTAS-FEIRAS das 18h às 21h.
Alguns módulos serão leccionados nas instalações da Escola Artística Soares dos Reis.

Coordenação:
Professor Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Mestre Cristina Filipe


Ver mais em:
www.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/pos-graduacao-em-joalharia-contemporanea?#sthash.wlpWHy0z.dpuf




+ info:
Eng.ª Cristina Crava
Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional do Porto | Campus Foz
Gestão dos Serviços Académicos - Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, n.º 1327 - 4169-005 Porto
Tel.: 22 6196202
 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


 

{tortags,2845,1}

1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

1

Found Lost Found

23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA