Piercing em prata 950 ou em ouro amarelo 18K, com p233;rola de jarina, p233;rola de top225;zio azul rutilado
Piercing em prata 950 ou em ouro amarelo 18K, com pérola de jarina, pérola de topázio azul rutilado


Bárbara de Crim V.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Biografia 
Nascida no Rio de Janeiro, Bárbara de Crim V. é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Pós-Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ em Design de Jóias. Possuindo trajectória dedicada às artes visuais contemporâneas, desenvolve trabalhos no campo da escultura em associação com o meio ambiente, bem como na criação de jóias, realizadas com materiais diversos. Dedica-se, ainda, à educação, como professora e Coordenadora Artística do Núcleo de Arte do Município do Rio de Janeiro. No início de 2009 inaugurou a Casa Itanhangá, um espaço voltado para as artes e ao design. A artista já participou de exposições no Brasil e no exterior e, recentemente, actuou como curadora da exposição “Mulher e Bicentenário: Mulheres em foco”, realizada no Consulado da Argentina do Rio de Janeiro.

CURRICULUM VITAE
BÁRBARA DE CRIM V.
Formada em Educação Artística pela UFRJ, Pós-Graduada pela PUC em Design de Jóias, tem sua trajectória dedicada às Artes Plásticas e à Educação. Professora e coordenadora artística no Núcleo de Arte do Município do Rio de Janeiro, dentre suas actividades está a composição de jóias/arte, a partir da junção de pedras em bruto com plantas naturais – interesse que a levou a promover sua arte através de esculturas-vivas e de jóias. “Arte - Das tripas, coração” – palavras de Adélia Prado que melhor definem a designer. 


Informação Pessoal 

Nome
Bárbara Crim Valente
Telefones (21) 2438-0525 / 8876-5921 / 9978-5013
E-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.   site www.casaitanhanga.com

Experiência Profissional
Idealizadora do projecto Casa Itanhangá, Arte e Sustentabilidade. Um espaço dedicado às artes e ao design. Abril de 2009.
Artista Visual, com desenvolvimento de esculturas vivas, utilizando minerais naturais e plantas.
Designer de Jóias, com utilização de materiais diversos.
Coordenadora artística do Núcleo de Arte do Município do Rio de Janeiro, desde 2004.
Professora do Núcleo de Arte do Município do Rio de Janeiro, desde 1996.
Professora da Cooperativa Educacional da Região de Jacarepaguá (CEREJA), 1989 a 1993.
Professora de Artes Visuais no Município do Rio de Janeiro, desde 1990 (2a.Matrícula).
Professora de Artes Visuais no Município do Rio de Janeiro, desde 1986 (1a.Matrícula).
Sócia-Gerente da Confecção Linha de Couro, situada na Av. Copacabana, n°. 750/sala 1107, Rio de Janeiro/RJ, actuando na área de criação e design de acessórios, 1983 a 1986.


Áreas de Intervenção
Planeamento, organização e condução de cursos para Professores de Pré-Escolar e de 10. e 20. Graus, voltados para a utilização das Artes Visuais como instrumento de educação, de sensibilização para as artes e para a vida, de recuperação do desempenho escolar e de actuação comunitária. Experiência para organizar Projectos e Cursos, em função das características específicas de cada público-alvo.
Planeamento, organização e condução de cursos para Crianças e Adolescentes, voltados para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades artísticas, bem como da consciência crítica, dos princípios da cidadania e da vida comunitária.
Planeamento, organização e promoção de eventos de Arte e Cultura, com ênfase no aproveitamento de recursos locais e comunitários e na utilização de materiais reciclados.
Artista Plástica, com experiência na área da criação, voltada para o mercado de confecção de acessórios, com utilização de diferentes materiais: couro, corda, palha, metal, madeira, etc.
Assessora de Moda, com especialização em Moda Reciclada.
Consultora no Mercado de Arte (agente) e em Joalharia Brasileira Contemporânea.


Formação Académica
Pós-Graduada em Design de Jóias, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), 2003.
Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986.
Formada pela Escolinha de Arte do Brasil (Augusto Rodrigues), no Curso Intensivo de Arte na Educação (CIAE), Agosto a Dezembro de 1989.
Inglês Básico, Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (1997) - Living Language Center Londres, Inglaterra (1988)


Participação em Exposições, Publicações e Palestras
Curadora da Exposição Mulher e Bicentenário: Mulheres em Foco, no Consulado Argentino, Praia de Botafogo, RJ, de 29/set a 07/out de 2010.
Participante do Gray Area Symposium 2010 na Cidade do México de 12/abr a 16/abr.
Participante do 5º Fórum Urbano Mundial, de 22 a 26 de Março/2010 – Rio de Janeiro.
Expôs no evento Casa Cor Nov/2009 – São Paulo.
Criação, Idealização e Inauguração do Projeto Casa Itanhangá Arte e Sustentabilidade. Itanhangá, Barra da Tijuca. 22 de Abril de 2009.
Expôs “Nictheroy - Água Escondida” Solar do Jambeiro, Niterói. 09 de Novembro de 2008 até 15 de janeiro de 2009.
Expôs “Jóias Reais, Joalharia Contemporânea Luso-brasileira”.
Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro. 13 de março até 18 de maio de 2008.
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa. 16 de outubro até 30 de novembro de 2008.
  Expôs “Jóia Brasil” – Lounge do Fashion Business, Marina da Glória, Rio de Janeiro, 10 a 13 de junho de 2008.
Participação no livro “Joalharia Brasileira – Do descobrimento ao Século XX” de Mariana Magtaz. Agosto de 2008.
Mesa-redonda “Arte - das tripas ao coração”: Uma vivência no Educar e no Produzir, Centro Universitário Metodista Bennett. Abril de 2007.
Expôs “Casa da Flor: Sonho pra fazer e faço”. Local: Casa dos azulejos, São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro. Outubro de 2007.
Participação no Catálogo de Gemas de Cor do Estado de Rondônia “Gemas que seduzem”, 2006.
Expôs no Fashion Business, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, pelo stand da PUC-Rio, de 15 a 18 de Junho de 2005, com a colecção “Cores e Sabores”.
Expôs na Mostra do Núcleo de Inovação e Design em Artesanato, (NIDA), organizado pelo SEBRAE-Rio, no Flamengo, Rio de Janeiro, em Janeiro de 2005, com a jóia “Doce Ardente”.
Expôs na I Mostra de Novos Talentos do Design de Jóias Carioca, no Espaço Arte Carioca, na sede da ADESIGN, em Ipanema, Rio de Janeiro, de 15 a 23 de Dezembro de 2004, com esculturas-vivas e jóias.
Expôs na Mostra APAE-Rio é Jóia, realizada no Ipanema Plaza Hotel, de 30 de Novembro a 01 de Dezembro de 2004, com esculturas-vivas e jóias.
3º. lugar na Exposição de Fotografias da Rua do Lavradio – Lapa, organizada pela Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, em Setembro de 2004.
Expôs na Mostra “Rio é Jóia”, Projecto “Tira-Gosto Brasil”, realizada no Espaço Cultural El Corte Inglês, em Lisboa, Portugal, de 31 de maio a 05 de Junho de 2004, com a colecção “Cores e Sabores”.
Expôs no curso de pós-graduação em Design de Jóias, na PUC-Rio, em Março de 2004, com as colecções “Corpo Transformação” e “Linha Neuróbica: Use-a ou Perca-a”.
Expôs na Mostra InerEnte, na Galeria do Conjunto Cultural da Caixa Económica Federal - Centro-Rio, em Agosto de 1998, com uma pintura de acrílico sobre tela.
Finalista do VI Salão de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Novembro de 1993, com esculturas em bronze e em papier machê.
I Mostra de Artes Plásticas do Novo Leblon, em Outubro de 1993, com esculturas em bronze e em papier machê.


Congressos e Cursos de Especialização
Rio Hortas nas Escolas – Fundação Parques e Jardins – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2007.
Wokshop de Montagem de Portefólio – Centro de Cultura e Comunicação do SENAC/RIO, 2006.
A Convivência com o Biochip – Laboratório de Investigação em Living Design – Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Organizadora: Ana Branco, 2006.
Consultoria Técnica – Projeto PANorama Carioca – SEBRAE/RJ, 2005.
Museus: Pontes Entre Culturas – Museus e Escolas em Movimento – Instituto do PatrimónioHistórico e Artístico Nacional, 2005.
Design Sustentável do Rio de Janeiro – Centro de Tecnologia em Design do SENAC/RIO, 2005.
Estética e Processos Criativos na Sala de Aula – Secretaria Municipal do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Cândido Mendes, 2005.
Multieducação – Reflexão e Prática – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2005.
Arte Brasileira: Do Moderno ao Contemporâneo - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2004.
Seminário Latino-Americano de Educação - "A Escola na Idade Mídia" – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Novembro, 2002.
IX Seminário de Linguagens da Arte - "Do Moderno ao Contemporâneo" – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Agosto, 2002.
Encontro: Viagens do Olhar - Mostra do Redescobrimento Brasil + 500 – Centro Cultural dos Correios/RJ- Outubro, 2001.
A Máscara na Commedia Del' Arte – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Outubro, 2000.
VII Seminário de Linguagens da Arte - "Ensinar e Aprender Arte" – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Agosto, 2000.
XII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - Centro de Convenções da Bahia, 1999.
O Entendimento - Treinamento Educacional em Análise Transacional - Roteiro II (Ministrado por Silvério Augusto - 36 horas - Agosto a Novembro, 1999).
VI Seminário de Linguagens da Arte - "Metodologias Contemporâneas no Ensino da Arte" ¬Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Agosto, 1999.
Oficinas de Capacitação em Artes Visuais - Projecto "Arte Ofício e Produção" - Centro Cultural José Bonifácio - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - Julho, 1999.
A Comunicação - Treinamento Educacional em Análise Transacional - Roteiro I (Ministrado por Silvério Augusto - 36 horas - Março a Junho, 1999).
"A Construção do Objeto" - Fundação Casa França-Brasil, ministrado por Fernando e Humberto Campana - 20 horas - Junho de 1999.
Projecto"Lygia Clark" - Paço Imperial - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - Fevereiro, 1999.
V Seminário de Educação Artística - "Novas Perspectivas" - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - Agosto, 1998.
Feng Shui - Método Bazhai - Sociedade Taoísta do Brasil - Módulo I - Março, 1998.
IV Seminário de Educação Artística - "Os Múltiplos Conhecimentos da Arte" - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - Setembro, 1997.
Curso "Arte na Terapia II" (Ministrado por Humberto França - 48 horas - Agosto a Dezembro, 1997).
Curso "Arte na Terapia I" (Ministrado por Humberto França - 48 horas - Março a Julho, 1997).
III Seminário de Educação Artística - Arte e Multieducação - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - Julho, 1996.
Avaliação do Curso à Distância - Multieducação - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro ¬- Agosto a Outubro, 1996.
Workshop "Redescobrindo o Ser Criança" - Clínica Pomar - Abril, 1996.
Actualização em Psicomotricidade (18 horas - Setembro, 1995).
Curso de Introdução à Arteterapia - Clínica Pomar - Junho a Julho, 1995.
Materiais Alternativos - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 20 horas- Novembro, 1993.
No Rumo da Arte Através do Texto - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 4 horas - Julho, 1992.
Jogando, Brincando, Construindo o Conhecimento Através do Teatro - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 4 horas - Julho, 1992.
Encontro Latino Americano de Educação Através da Arte - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 38 horas - Julho, 1992.
Oficina de Origami - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 9 horas - Junho, 1992.
Projectos Culturais - Origami: Dobrando e Contando Histórias - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 12 horas - Agosto, 1990.
Dobrando e Criando com Papel - União dos Professores Públicos no Estado - Prefeitura da Cidade do Rio do Janeiro - 11 horas - Dezembro, 1989.
Shantala (Fraternidade Aurora Espiritual - Abril, 1989).
Iluminação em Fotografia - Casa de Cultura Laura Alvim - 18 horas - Agosto de 1987.
Papier Machê - Casa de Cultura Laura Alvim - 24 horas - Julho de 1987.
Arte Moderna no Brasil - Casa de Cultura Laura Alvim - 32 horas - Julho, 1987.
Encontro de Arte-Educadores do Rio de Janeiro - Associação dos Educadores de Música do Rio de Janeiro - UNI-RIO - Agosto, 1986.
II Encontro Regional de Educação Artística da Cidade do Rio de Janeiro (Distrito de Educação e Cultura do Rio de Janeiro - Setembro, 1985).
II Seminário de Educação Artística da Cidade do Rio de Janeiro - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Junho, 1985.
Curso de História da Arte - "Cidades de Arte do Mundo" - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - 18/1 a 18/2 de 1982.

171;Alma carioca187; 150; conjunto de tr234;s colares com fios de borracha, ouro em prata. Podem estar unidos ou em separado.
«Alma carioca» – conjunto de três colares com fios de borracha, ouro em prata. Podem estar unidos ou em separado.

 

171;Tira Gosto187; - Anel de ouro com quartzo rutilado
«Tira Gosto» - Anel de ouro com quartzo rutilado

 

171;218;ltima gota187; - Alfinete de ouro branco com 225;gua marinha, metal e pl225;stico
«Última gota» - Alfinete de ouro branco com água marinha, metal e plástico

 

171;Vis227;o187; 150; cord227;o de 243;culos, em prata, com  semente de jarina lapidada na forma da c250;pula do MAC (Museu de Arte Contempor226;nea de Niter243;i/RJ), envolvida pela flor do Niemeyer, acoplada a um p234;ndulo de 225;gua marinha
«Visão» – cordão de óculos, em prata, com semente de jarina lapidada na forma da cúpula do MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ), envolvida pela flor do Niemeyer, acoplada a um pêndulo de água marinha




TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION