Jornal Falado da Crítica
Associação Internacional de Críticos de Arte e do MUDE
Apoio à divulgação Culturgest



O Jornal Falado da Crítica é uma iniciativa conjunta da Associação Internacional de Críticos de Arte e do MUDE, com apoio à divulgação por parte da Culturgest.
São encontros com críticos e entrevistas ao vivo com artistas, arquitetos e responsáveis de instituições de arte contemporânea que procuram partilhar perspetivas, ideias e conceitos a propósito da atualidade cultural do país.
O repto lançado aos críticos é que sejam assertivos e que defendam pontos de vista, possivelmente polémicos, sobre o cenário artístico. O repto lançado ao público é que seja participante, que partilhe as suas posições, que interrogue e que faça deste jornal falado uma efetiva troca de ideias e experiências.
Os encontros acontecerão às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, no excelente espaço do Auditório do MUDE, no centro da Baixa Pombalina.
Numa altura em que a crítica quase deixou de existir na imprensa e num mundo de incertezas e interrogações, o exercício do pensamento crítico e a partilha de ideias, livre e empenhada é uma forma de resistência em relação à passividade. Debater a arte e a arquitetura dos nossos dias é uma forma de cidadania ativa e participante.
O convite está lançado. A Associação Internacional de Críticos de Arte é uma Secção da organização não-governamental homónima sediada em Paris e criada no rescaldo da Segunda Guerra Mundial. A atividade da Secção Portuguesa iniciou-se em 1952, tendo sido reestruturada em 1969 em sequência do Congresso de Críticos que teve lugar no Centro Nacional de Cultura em 1967 e que pugnava pela dinâmica e independência do exercício da crítica numa circunstância política fechada e difícil. Para além de outras atividades, a AICA organiza os
prémios de arte e arquitetura desde 1981 em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a que agora se associou também o Millenium BCP.
Os vencedores de 2011 foram João Queiroz (Prémio de Artes Visuais) e Miguel Figueira (Prémio de Arquitetura).
A AICA atribui ainda um prémio de crítica em parceria com a Fundação Carmona e Costa. Programa 5 de junho, 18h30 Delfim Sardo entrevista Rui Chafes 19 de junho, 18h30 Frederico Duarte, João Pinharanda, Bárbara Coutinho

 Versão Web


1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA