PINAPARIS

Desenhar uma história para colocar no dedo
Áurea Pereira (aka Aurea Praga)
tese de Mestrado em Design de Produto e Interface.

 



Nesta tese de projecto desenvolve-se um estudo experimental e reflexivo sobre o processo de criação e produção de uma série de peças de joalharia. Tendo sido escolhido como ponto de partida uma obra musical de carácter narrativo – O Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns – esta série de peças situa-se no âmbito da joalharia narrativa.

Utilizando o desenho como principal ferramenta do pensamento criativo e parte do resultado final, este resultado pretende contar uma história ao observador, em dois momentos distintos – através da relação das peças de joalharia com uma série de ilustrações e através da sua relação com o corpo do seu utilizador. Para além do desenho, foram aplicadas outras técnicas do pensamento criativo, como analogias e metáforas, diagramas e storyboards, necessárias ao longo do projecto tanto para estimular a originalidade, como para organizar a informação e visualizá-la de modo mais imediato.

A dinâmica do processo criativo remete este projecto de joalharia para o paradigma metodológico da Prática Reflexiva, visto que as várias etapas de resolução de problemas acontecem de modo não linear, através da análise constante das relações estabelecidas entre os diferentes elementos envolvidos no projecto.


Consultar a dissertação aqui

{tortags,2764,1}

1

TPL_BEEZ5_ADDITIONAL_INFORMATION

1

Found Lost Found

23. JOALHARIA CONTEMPORÂNEA NA IBERO-AMÉRICA