Harold O´Connor

 


Conferência Harold O´Connor
CPAI - Clube Português Artes e Ideias
Lisboa
6 Fev de 2012, às 18h

 
É um a honra para a PIN poder contar com a presença de Harold O´Connor no próximo dia 6 de Fevereiro, segunda feira para proferir uma palestar sobre o seu trabalho.

Harold O’Connor é antropólogo e mestre em joalharia.
Estudou nos EUA, na Dinamarca, na Finlândia, na Alemanha, na Áustria e no México.
A sua formação em antropologia, na Universidade do Novo México, foi determinante no seu percurso em joalharia, no qual trabalha há mais de cinquenta anos.
Ensinou e orientou workshops em mais de 250 escolas internacionais, incluindo no Peru, na Nova Zelândia, no Japão, na Coreia, no Canadá e em Portugal.
Está representado em múltiplas colecções de museus em diversos países, nomeadamente no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, na Galeria Renwick do Instituto Smithsonian, em Washington DC e no Victoria & Albert Museum, em Londres. O seu trabalho está publicado em cerca de 40 livros e é autor de diversos livros técnicos, incluindo a sua obra de referência: 'The Jewelers Bench Reference'.

Harold O´Connor traçará um percurso das suas diferentes abordagens à joalharia ao longo dos seus 50 anos de carreira.
O´Connor trabalha regularmente sobre temas inspirados: nas suas viagens, na sua interacção com o meio ambiente e na sua reacção a eventos sociais.
Em cada tema que aborda desenvolve geralmente uma nova técnica e um novo design.
Os materiais e as formas que utiliza recorrentemente são: plástico polietileno, resinas, ossos de animais encontrados nas montanhas do Colorado, séries de tubos alumínio e espéculos, fotografias de antigas máquinas de extracção de prata de ouro e formas influenciadas pela arte oriental.
Harold inovou a técnica da cravação e aplica regularmente nas suas jóias a técnica da granulação e da reticulação.



A PIN gostaria de contar com a presença de uma boa representação dos seus associados de forma a prestar a devida homenagem a um dos pioneiros da Joalharia de autor na América.

A entrada é livre, mas limitada ao número de lugares vagos. Solicitamos que confirme a sua presença de modo a termos uma ideia das presenças e podermos organizar o espaço para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A PIN agradece ao Filomeno Pereira de Sousa o ter proporcionado à PIN esta palestra e ao CPAI todo o apoio logístico!

info+:
CPAI
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29 - 2º (Chiado), Lisboa
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


__