
Casa Museu Alberto Gordillo
Joalharia Contemporânea
Inaugura dia 26 de Fev 2011
Moura
ALBERTO GORDILLO nasceu em Moura em 1943. Escultor e Joalheiro.
É considerado o Pioneiro da JOALHARIA MODERNA PORTUGUESA "DE AUTOR"
É o mais premiado e mencionado em publicações e o que mais exposições realizou. Executou desde 1965, protótipos de jóias de sua autoria, para fábricas de ourivesaria de onde foram reproduzidas milhares de peças de alta joalharia, destacando-se o famoso colar-teia com 300 gramas de platina e 150 brilhantes, exibido na Bolsa dos Diamantes de Londres e exposto no Museu Nacional do Traje, em cooperação com a Bienal Lisboa 94/Lisboa Capital Europeia da Cultura. Como escultor, esteve nas mais importantes exposições de arte. Em 1974 fundou a Galeria Tempo-Lisboa e no mesmo ano é apresentada exposição retrospectiva das suas jóias. Realizou a primeira exposição de joalharia em 1963 e a primeira de escultura em Março de 1971. Realizou 60 exposições individuais e participou em cerca de 250 colectivas, no País e no Estrangeiro.
A unidade museológica ficará instalada em pleno centro histórico da cidade de Moura, num imóvel utilizado até há vinte anos como quartel dos bombeiros.
A abertura do Museu Alberto Gordillo de Joalharia Contemporânea será acompanhada pelo lançamento do respectivo catálogo, da autoria do historiador de arte Rui Afonso Santos (Museu do Chiado).
+ info
www.cm-moura.pt