PT EN

 

 

Download PIN 5 anos programa.pdf

 

Comemoração dos cinco anos da PIN
Lisboa / Porto
11 Set a 6 Mar
Download PIN 5 anos programa.pdf


A PIN foi fundada a 11 de Setembro de 2004, numa altura em que era urgente criar uma plataforma de acção e dinamização para esta forma de expressão artística, que já vinha em desenvolvimento desde os anos 60 por toda a Europa e América do Norte e que também em Portugal se desenvolveu amplamente ao logo dos anos 80 e 90.  

A PIN consegue ao longo deste cinco anos definir um percurso de acção extremamente eficaz. Organiza simpósios, debates e exposições. Incentiva o diálogo,  combate a desistência, o desinteresse por esta disciplina e motiva o trabalho e a criatividade. E, os artistas joalheiros, os designers de jóias e o público interessado procuram-na por se sentirem enquadrados e motivados.

Mas a PIN, embora seja  uma associação portuguesa, não quer de maneira nenhuma cingir-se unicamente ao que se faz em Portugal.  A PIN lançou  o seu primeiro desafio global em 2005 - o projecto PINSession - e com ele reuniu 189 trabalhos de pessoas  de diferentes partes do globo.

O Simpósio Internacional “Em toda a Parte em Lugar Nenhum” – “Everywhere Nowhere”, renovou o modelo da Bienal Ars Ornata Europeana, e foi dito como uma das melhores organizações, desde sempre, deste evento. Na sua X edição, proporcionou o encontro de artistas da Europa até à Austrália. Desmontou os padrões instituídos dos lugares considerados mais adequados e convencionais para apresentar joalharia. Motivou artistas a desenvolver novos projectos  e a apresentá-los nos mais diversos contextos na cidade de Lisboa, colocou literalmente a joalharia “em todas a parte”.  

Durante este Simpósio, Lisboa tornou-se  no epicentro da joalharia mundial e ainda hoje vemos o rasto que esse evento deixou. Por exemplo, em Manchester, dois anos mais tarde, na XI edição da Ars Ornata Europeana em 2009, os organizadores aplicaram o mesma modelo,  e em 2010,  na Cidade do México, vai ter lugar o evento - Gray Área - também ele projectado em moldes idênticos. A PIN é um exemplo de trabalho e de dinamização da Joalharia de Autor, tanto nacional como internacionalmente.

Em 2006 a PIN realizou um projecto em parceria com a AGC – Associazione Gioiello Contemporâneo, que consistiu em Exposições, Workshops e Conferencias. Estas duas associações levaram até Roma, novidades de Portugal e trouxeram a Lisboa novidades de Itália. E, em 2008, a PIN promoveu o Projecto | Exposição Jóias Reais – Joalharia Contemporânea Luso-Brasileira que decorreu no Rio de Janeiro e em Lisboa, no âmbito das comemorações da transferência da Família Real para o Rio de Janeiro em 1808.  

A partir de Setembro de 2009, vamos dar início ao programa de comemorações dos 5 anos da PIN. O primeiro evento inaugura exactamente no dia em que fazemos 5 anos – 11 de Setembro, na Galeria Reverso. É um projecto lançado a todos os associados sobre o tema “cinco dedos - uma mão”, que vai resultar na exposição “ On The Other Hand” – uma selecção de trabalhos escolhidos pela Galeria Reverso e pela  Revista Umbigo.   A partir  do mês de Outubro de 2009, na sede da PIN, cortesia do CPAI – Clube Português de Artes e Ideias, vamos dar inicio a um ciclo de acções que engloba workshops, conferências e exposições, denominadas – “ PINSession 2” e “5 anos 5 projectos”. Do desafio lançado a todos os associados da PIN o júri constituído por Madalena Braz Teixeira (sócia honorária da PIN), Raul Boino Lapa (Vice – presidente da PIN ) e Paulo Gouveia (presidente do CPAI) seleccionaram 5 dos projectos, dos quais 4 irão ser apresentados - Exposição de Colheres, proposto por Madalena Rosális, Jóias para D.Luísa de Gusmão, proposto por Isa Duarte Ribeiro, Anotações sobre a Joalharia, proposto por Cristina Filipe e A jóia como Dispositivo Critico de intervenção proposto por Ana Cardim. A estes 4 projectos liderados por 4 associadas da PIN iremos contar com a presença de vários convidados entre eles destacamos Liesbeth den Beste, historiadora holandesa de renome internacional, a Luísa Penalva do Museu Nacional de Arte Antiga e Cristina Neiva Correia, conservadora do Palácio Nacional da Ajuda, entre muitos outros.

Para marcar a sua presença,  inscrição ou esclarecer alguma dúvida não deixe de enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ligar para o 912392015 ( Cristina Filipe) ou o 919476463( Ana Albuquerque).


A PIN pretende assim contribuir para o desenvolvimento, visibilidade e divulgação da arte e do design contemporâneos, nomeadamente da joalharia. Explorar as riquezas teóricas e prática intrínsecas à criação da jóia, nomeadamente no que ela pode contribuir, estética e materialmente, para o carácter transdisciplinar da Arte Actual.

Contamos com a Vossa participação!

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio