PT EN

 

 



Inês Almeida

São histórias escondidas. Histórias perdidas de mim. Que não conheço e às vezes não compreendo. Estão longe, no outro lado. Na imaginação.
Palavras de outros contadas por mim, perpetuadas em caixas. Um espaço recôndito onde os pormenores, as divagações e as invenções ganham vida. Não vá o esquecimento levá-las.

Aqui, nesta dimensão, estamos obrigados a um olhar atento, obrigados a sentir. Fazemos uma viagem pelo sensível, pelo intocável.


These are hidden stories. Stories lost from me. That I do not know and sometimes do not understand. They are far away on the other side. In the imagination.
Words od others told by me, perpetuated in boxes. A secluded area where the details, the ramblings and inventions come to life. So that oblivion shall not take them.

Here, in this dimension, we are bound by a close look, feel obliged to. We make a trip through the sensory, the untouchable.

A mão - Inês Almeida

Inês Almeida | A mão | Pin | Alpaca, oxidized brass, silver, glass. 30x20x7mm | 2015

 A mão | Pin | Alpaca, prata oxidada, prata, vidro. 30x20x7mm | 2015


“Two hidden stories”  2016 Colar, Alpaca, latão, prata, lente de vidro, citrino, quartz. 40x25x10mm. Inês Almeida
Inês Almeida | Two hidden stories | Necklace | Alpaca, brass, silver, lens, citrin, quartz. 40x25x10mm | 2016
Two hidden stories | Colar | Alpaca, latão, prata, lente de vidro, citrino, quartz. 40x25x10mm | 2016


 “ As perspectivas da verdade” 2016    Colar - Alpaca, latão, prata, vidro, coral, 40x22x10mm. Inês Almeida
Inês Almeida | As perspectivas da verdade | Necklace | Alpaca,brass, silver, lens, coral.  40x22x10mm | 2016
As perspectivas da verdade | Colar | Alpaca, latão, prata, vidro, coral, 40x22x10mm | 2016


S/título. 2017 Pregadeira. Alpaca, latão, coral. 40x30x8 mm. Inês Almeida
Inês Almeida | No title | Brooch | Alpaca, brass, coral. 40x30x8 mm | 2017
S/título | Pregadeira | Alpaca, latão, coral. 40x30x8 mm | 2017

 


 “Equilíbrio” 2017 Duplo pin. Alpaca, coral. 40x30x8mm. Inês Almeida
Inês Almeida | Equilíbrio | Double Pin |  Alpaca, coral. 40x30x8mm | 2017
Inês Almeida | Equilíbrio | Duplo pin |  Alpaca, coral. 40x30x8mm | 2017

 

 BIO

 Inês Vespeira de Almeida

Lisboa, 1977
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Habilitações literárias
2016 - Profissionalização em Técnicas Especiais. Universidade Aberta, Lisboa.
2014 - Mestrado de Ensino em Artes Visuais para o 3º ciclo e Secundário. Universidade de Lisboa.
2008/2009 - Licenciatura em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa (IADE). Equivalência da licenciatura realizada na Escola Massana Centre d’Art i Disseny, Barcelona.
2000/2003 - Licenciatura em Art & amp; Design com especialização em Joalharia na Escola Massana Centre d’Art i Disseny, vinculada à Universidade Autónoma de Barcelona. Tese de licenciatura: “Forjadores de caminos. Los pueblos nómadas y el metal como simbolo de identidad”, com orientação de Ramón Puig Cuyá, Barcelona.
1996/2000 - Curso de Artes Aplicadas com especialização em Joalharia, Escola Massana Centre d’Art i Disseny, Barcelona.
1992/1995 - Curso Técnico Profissional de Ourivesaria e Metais de Arte na Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa.

Habilitações específicas
2006 - Ação de Formação Contínua, PRODUCÇÃO ARTÍSTICA - ESPECIALIZAÇÕES, 50 horas
1999/2000 - Curso de Joalharia Imagem e Marketing (Massana Permanent), orientado pelo designer de joias Ricardo Domingo na Escola Massana Centre d’Art i Disseny, Barcelona.
1996/1997- Curso de Cinzelagem (Massana Permanent), orientado pela professora Cármen Amador na Escola Massana Centre d’Art i Disseny, Barcelona.
1996 - Curso na Escola de Joalharia Guta, sob orientação do joalheiro Guta, Cascais, Portugal.
1995 - Estágio na oficina de Stephen Charles Mascoli, Lisboa.

Experiência Profissional
1993/2018 - Trabalho contínuo em ateliê próprio de joalharia, Lisboa e Barcelona.
out. 2007/atualidade - Professora de Técnicas Especiais de Ourivesaria e printmaking na Escola Secundária Artística António Arroio, Lisboa.
out. 2006/maio 2008 - Formadora do curso pós-laboral “Oficina de Joalharia”, realizado na Escola António Arroio, ensino artístico, Lisboa.
nov. 2004/agosto 2006 - Professora de Técnicas Especiais de Ourivesaria na Escola Secundária Artística António Arroio, ensino artístico, Lisboa.
março 2003/dez. 2003 - “Sonakai”- Conceção e orientação de um projeto de inserção laboral através da joalharia, vocacionado para a comunidade cigana, na Asociación Lacho Baji Cali - Hospitalet de Llobregat, Barcelona.
set. 2000/dez. 2003 - Desenvolveu ateliês de artes plásticas com crianças com problemas de integração no bairro de la Mina, Barcelona.
2002 /2003 - Execução de trabalhos de bijuteria no ateliê do designer de moda Carlos Galindo, Barcelona.
2001/2002 - Execução de trabalhos de joalharia na oficina de Josep Carles Pérez, professor na Escola Massana, Barcelona.
1993/1998 - Assistente do artista plástico David de Almeida na edição de gravuras e na realização de obra pública, nomeadamente:
- “As vias da água” e “Vias do céu”, estação de metropolitano Conceição, S. Paulo, (1994).
- Edifício dos Secretários Adjuntos de Macau, China, (1995).
- World Trade Center, Macau, China, (1995).
- Reservatório superior da Colina da Guia, Macau, China, (1996).

Exposições
2018 - Inês Almeida, Ring Weimar Gallery. Weimar, Alemanha.
2017 - “Matéria Comúm | Trabalhos de David de Almeida e Inês Almeida, Galeria Municipal do Montijo, Montijo.
2013 – “Luz que se enche de ar. Um caminho dois percursos”, Inês Almeida e Lia Morais, Galeria World Legend, Lisboa.
2012 - Inês Almeida e Sónia Moreira, Galeria World Legend, Lisboa.
2009 - “Longe, no outro lado”, Galeria da Biblioteca Municipal de Alcochete.
2004 - “Exposició: Barcelona inside/out”, Galeria Montcada Taller, Barcelona.
2003 - Galeria Montcada Taller, Barcelona.
- Galeria Sztuki, Legnica, Polónia.
- Galeria Lino António, Escola António Arroio, Lisboa.
2002 - Galeria Uno, Centro Cultural de Belém, Lisboa.
- “Materia Sensible”, Centre Catalá de Artesania, Barcelona.
- Galeria Municipal do Montijo, Montijo, Portugal.
2001 - “Balanced”, Museu de l´Art de la Pell, Vic, Espanha.
- “La poética del origen”, Centro Cívic del Carmel, Exposição integrada na Primavera del Diseño 2001, Barcelona.
- Exposição permanente na Galeria Valbom, Lisboa, Portugal.
2000 - “Balanced”, Galeria Zijsprong, Antuérpia.
- “Tu y yo- Un encuentro”, Galeria Forum Ferlandina (Barcelona, Espanha).
- “Futurs Possibles”, La Capela, Barcelona.
- “The annual international graduate exhibition”, Galerie Marzee, Nijmegen, Holanda.
- “La Joia Creada”, Fachhochschule Dusseldorf, Düsseldorf.
- Exposição no Montcada Taller, Barcelona.
1999 - “Talente 99”, Exposição organizada pela Internationale Handwerksmesse München, Munique.
- “El diseño como compromiso”, exposição integrada no V Festival de la Primavera del Diseño , Escola Massana, Barcelona.
- “La funció retrobada”, Ars Ornata Europeana- VI Simpósio Internacional de Joalharia Contemporânea, Escola Massana, Barcelona.
- “Jov´Arte”, Câmara Municipal de Loures no Pavilhão Paz e Amizade, Loures,
Portugal.
1998 - “El paisatge més próxim”, La Capela, Barcelona.
1995 - Fachhochschule Idar- Oberstein, Fachbereich Edelstein und Shmuckdesign, Alemanha.
1994 - Lyceé Jean Guehenno, St. Amand Montrond, França.

Conferências/Apresentações
2008 - A Criança e as Artes - Arte, comunicação e integração. Projecto de Joalharia desenvolvido com a comunidade cigana de Barcelona. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Lisboa.
2011- Do autor à autoria : construção de uma caixa - relicário : projecto e tecnologias de ourivesaria, 11º ano. II Congresso Matéria Prima: Práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário. Universidade de Belas Artes de Lisboa.
2012 - Inês Almeida + Márcia Gromicho. Apresentação de trabalho de artista a convite de alunos do Ar.Co. Ar.Co, Lisboa.

Prémios
2016 - Certificado de excelência no Arts & amp; Crafts Design Awards 2015, Istrien, Croácia.
1999 - Primeiro prémio e Menção honrosa na Exposição e Concurso de Joalharia Jov´Arte, organizado pela Câmara de Loures, Loures, Portugal.

Bibliografia
. FENN, Mark – Narrative Jewelry: Tales from the Toolbox. Schiffer Publishing, 2017, p. 14.
. LEYS, Nika – Jewel Book, Internatinal Annual of contemporary Jewel Art 12/13. Bélgica: Stiching Kunsboek, 2012, p. 42-43.
. ESTRADA, Nicolas – Anillos, 500 creaciones artísticas de todo el mundo - Espanha: Promopress 2011, p. 238.
. BÖCK, Ângela – Talente`99. In Kunsthandwerk & Design, janeiro/fevereiro 1999, p. 9.
. GASPAR, Mónica – Jovenes propuestas de la Joyería contemporanea em Barcelona. In Arte & Joya, Março 2000, p. 143.
. Do autor à autoria. Construção de uma caixa/relicário. Projeto e Tecnologias de ourivesaria, 11º ano. Artigo publicado na revista Matéria – Prima Nº1 Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, janeiro - junho 2013. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, pp. 276-283.

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio