Márcia Cirne
Cultivo e mantenho sempre perto dos olhos e das mãos uma coleção interminável no meu estúdio. Coisas com algum significado que prendem o meu olhar, ativam a minha memória, ecoam em mim de alguma forma mesmo que incerta.
Artefatos de povos indígenas brasileiros, ferramentas que já foram úteis, pedaços desimportantes de algo, fragmentos a que já não se pode dar mais nenhum nome, objetos que os amigos me dão imaginando que poderiam me interessar. Convivo com essa coleção sempre exposta em mesas no ateliê e, num jogo em que uma coisa puxa outra, crio conexões entre partes, misturo sentidos e faço novos objetos para o corpo, joias.
Desenho, escolho, junto, contraponho, organizo, desmancho. Combino restos, partes, vestígios, numa mesa alta no centro da oficina que eu chamo de mesa de pensar, e que fica ao lado da bancada de joalheria. Indo de uma mesa para a outra é onde se dá o embate entre o aleatório, característico do que coleciono para eventualmente ser matéria das minhas joias; e o rigor das ferramentas, das técnicas e materiais tradicionais da joalheria.
Da mesma forma que um material inesperado impõe aprendizagens e exige outras formas de fazer na bancada para que os projetos se realizem, a necessidade de uma solução técnica leva a procura por um não sei o quê nas muitas caixas onde tudo está organizado com critérios pouco óbvios, mas efetivos, nessas buscas que mais tateiam do que apontam com precisão aquilo que se quer encontrar.
O que está no estúdio não é um sistema, é o reflexo do meu estar no mundo, é um campo que crio e recrio o tempo todo, onde o trabalho gera mais trabalho e isso acaba por criar um corpo, um todo, e mesmo criando joias diferentes, acredito que haja uma identidade entre as peças. Posso dizer que um dos traços dessa identidade é o precioso ser encontrado sempre em outro lugar diferente da riqueza.
I nurture and always keep close to my eyes and hands an endless collection in my studio. Things with some meaning that catch my eye, activate my memory, echo in me in some way, even if with uncertainty.
Artifacts from Brazilian native nations, tools that were once useful, fragments of important pieces of something that can no longer be named, objects that friends give me, that might interest me. I spend my time with this collection, which is always on display in the studio and, in a game in which one thing pulls another, I create connections between parts, mix senses, and create pieces for the body - jewelry.
I draw, choose, put together, contrast, organize, dismantle. I combine leftover pieces, parts, remnants, on a high table in the center of the workshop that I call a thinking table, which is next to the jewelry station. Going from one table to the other is where the clash between the random takes place, a trait of that which I collect to eventually become the matter of my pieces; and the precision of traditional jewelry tools, techniques, and materials.
In the same way that an unexpected material imposes learning and other ways of making on the workbench so that projects come true, the need for a technical solution leads to a search for a not-sure-what in the boxes where everything is organized with not so obvious but effective criteria, in these searches that grope rather than pinpoint precisely what I want to find.
What exists in the studio is not a system, it is a reflection of my being in the world, it is a field that I create and recreate all the time, where work generates more work and ends up creating a body, a whole, and even by creating different a variety of pieces jewelry, I believe that there is an identity between them. I can say that one of the traits of this identity is finding the precious in places other than in wealth.
Studies
Graduated in Fine Arts at Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, class of 1980
Jewelry classes at Salvador Francisco Neto’s studio since 2013
Contemporary art seminars with artist Carlos Fajardo since 2005
Workshops with Iris Eichenberg, Daniela Malev in 2019
Exhibitions
2021 – I Lisbon Contemporary Jewellery Biennial, Cold Sweat Exhibition at Museu de São Roque, Lisbon, Portugal;
2021 – Mãos Dadas, rings exhibition, São Paulo, Brazil;
2021 – Desesquecimentos, individual exhibition, Alice Floriano Gallery, Porto Alegre, Brazil;
2020 – Joias e Objetos de Proteção para o Século XXI, PIN -Associação Portuguesa de Joalheria Contemporânea e MUDE – Museu do Design e da Moda, Portugal virtual exhibition and cathalog in MUDE’s website https://www.mude.pt/exposicoesonline/joias-e-objetos-de-protecao-para-o-seculo-xxi_11.html
2019 – Antes que Tudo Acabe, Alice Floriano Gallery, Porto Alegre, RS, Brasil;
2019 – Aquilo Que Abraça, curators Miriam Pappalardo e Renata Porto, Galeria Virgílio, São Paulo, SP, Brasil;
2018 – Mulheres Que Leem São Perigosas, OFF – JOYA Barcelona, at Tuuulibreria with Marta Costa Reis and Alejandra Ferrer, Barcelona, Espanha;
2018 – Aquilo Que Abraça: Joyeria Contemporánea Brasileña, curators Miriam Pappalardo e Renata Porto, in Centro Cultural Brasil-Argentina, Buenos Aires, Argentina;
2018 - Nami Wakabayashi e Marcia Cirne, curadoria Marisa Otta, no Estudio Manus, São Paulo SP;
2018 – Tanto Mar, Fluxos Transatlânticos do Design, MUDE, curators Bárbara Coutinho and Adélia Borges, in Palácio da Calheta, Jardim Botânico Tropical, Lisboa;
2017 – PINAPARIS, Bijoux Contemporains, curator Monika Brugger, in Maison de Portugal André Gouveia, Paris;
2015 – jewels showed in Thomas Cohn Gallery at Schmuck, Deutschland, Munich;
2015 –Marcia Cirne at Galeria Thomas Cohn, São Paulo, Brasil;
2013 – Jewels exhibition at design store Cavalo de Pau in Lisboa;
2000 - "Men, Nature, Technology", in Brasilianisches Kulturinstitut in Deutschland, Berlin;
Links
Artigo de Yuxi Sun na klimt02 sobre a exposição no OFF Joya Barcelona Mulheres que Leem são perigosas
Entrevista na art jewelry forum a propósito da exposição na Galeria Thomas Cohn