PT EN

 

 

Image
Simpósio Ars Ornata Europeana
Jul 2005

Lisboa tornou-se no epicentro de Joalharia Contemporânea durante a 10ª edição do Simpósio Ars Ornata Europeana, onde cerca de 150 visitantes oriundos das mais variadas partes do mundo, desde a Europa - Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Suécia, Estónia e até de outros continentes tais como a América - México e Brasil, e da Oceânia - Austrália, participaram neste encontro bianual.

Foi de facto um encontro intenso de pessoas e ideias que proporcionou um forte intercâmbio de informação sobre a situação actual da joalharia bem como um abrir de portas para futuros contactos, programas e acontecimentos. Desta forma houve também uma enorme projecção da actual situação das artes, nomeadamente da joalharia contemporânea em Portugal.

Em toda a parte, em lugar nenhum foi a temática desta edição. Múltiplos eventos foram organizados - a exposição Mais Perto no Museu Nacional de Arte Antiga, a exposição Habitação Nómada no Centro de Exposições do CCB, as intervenções Joalharia In Situ - em 23 locais públicos, entre lojas, pastelarias e igrejas, nomeadamente na zona Baixa-Chiado. Um ciclo na Cinemateca - Jóias no Cinema, Condões e Bênçãos e dois workshops que decorreram no Ar.Co, cujos resultados estiveram expostos na Galeria Tereza Seabra.

No âmbito do Simpósio inauguraram ainda três exposições: Jóias Recíprocas na Galeria Contacto Directo, Joalharia Sueca na Galeria Reverso e Ossarium Rosé na Sala do Veado (Museu Nacional de História Natural).

A organização deste simpósio foi da responsabilidade da PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, a comissão organizadora esteve a cargo de Cristina Filipe, Isabel Botelho, Marília Maria Mira e Paula Paour com a colaboração de Alexandra de Serpa Pimentel, Ana Martinho, Frederica Bastide Duarte e Manuela de Sousa

Programa (PDF)

Exposição Mais Perto
Exposição Habitação Nómada
Workshops e Exposição Em Toda a parte em Lugar Nenhum
Intervenções Joalharia In Situ
Instalação Ossarium Rosé
Exposição Jóias Recíprocas
Exposição Joalharia Sueca

Workshop Café, Jóias e Cigarros
Conferências, Debate e Visita guiada


Apoios
PIN agradece cordialmente

Embaixada da Alemanha em Lisboa, Embaixada da Austrália em Lisboa, Embaixada dos Países Baixos em Lisboa, British council, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Antiga / Instituto Português dos museus, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Prins Bernhard Cultuur Fonds | Peter Paul Peterich Fonds (NL), Fundação Mondrian (NL), Centro Cultural de Belém, ICEP | Portugal, Camâra Municipal de Lisboa, Ar.Co – Centro de Arte e C omunicação Visual, Contacto Directo – Escola de Joalharia, C.B.Aragão, Forum Dança, Galeria Reverso, Galleria Tereza Seabra, Lusitânia Companhia de seguros SA, RN trans actividades transitárias SA, Hotel borges, Caves Netto costa, Lux . Frágil, Mousse, L+Artes e GZ Art & Design, Labo 2 – Digital Printing, Vilicri, Aventura Humana, Intimissimi, Lima e Teixeira.

E a todos que contribuiram para a realização deste simpósio.


Dossiê de Imprensa
"Jóias em toda a parte", Teresa Pearce de Azevedo, L+Artes, Julho 2005.
"Em toda a parte em lugar nenhum", Blue Living, Julho 2005.
"A Arte da Jóia", Inês Belo, Visão, 7/7/05
"Joalharia contemporânea invade Lisboa, de museus a hospitais", Vera Peneda, Público 11/7/05
"Caça entre tesouros, jóias contemporâneas em diálogo com obras de o Museu de Arte Antiga", Ana Ruivo, Expresso 6/8/05.
"Joalharia contemporânea no CCB ", Ana Ruivo, Expresso, 13/8/05.
"Sieraadsymposium Ars Ornata Europeana", Liesbeth van Besten, Vormberichten.BNO. 9/05, Holanda.
"Ars Ornata Europeana", Stephen Bottomley, Findings, 9/05, Inglaterra.
"A jóia em debate", Emília Ferreira Ferreira, MID Dimensão, n.70 3º T 2005
"Where is the conscience of jewellery - Before Lisbon" , Tanel Veenre, Kunst.ee, 3º Trim. 05, Estónia.
"Jóias únicas", Design simpósium, Teresa Pearce de Azevedo, Linha|Expresso, 11/05.
"Ars Ornata Europeana" Astrid Niggeloh, 2005.

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio