PT EN

1

CF cover PT

 

JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL
Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI
Cristina Filipe [Membro PIN]

JÁ À VENDA

 

 

Concurso Jovens Criadores'09 Clube Português Artes e Ideias

Concurso Jovens Criadores'09
Clube Português Artes e Ideias
artes plásticas, banda desenhada, ciberarte,
dança, design de equipamento, design gráfico, fotografia,
joalharia, ilustração, literatura, moda, música e vídeo.
Candidatura até 30 de Junho de 2009


O programa Jovens Criadores realiza-se anualmente.
Um programa organizado pelo Clube Português de Artes e Ideias e apoiado pelo Instituto Português da Juventude, que compreende um concurso e uma mostra nacional. Já na 12ª edição, apoia uma média anual de 80 trabalhos de artistas em início de carreira nas áreas de: artes plásticas, banda desenhada, ciberarte, dança, design de equipamento, design gráfico, fotografia, joalharia, ilustração, literatura, moda, música e vídeo. Os projectos seleccionados a nível nacional compõem uma mostra pluridisciplinar que inclui uma exposição, espectáculos, projecção de vídeos e café literário. Realiza-se anualmente num ponto diferente do país, complmentado com a edição de uma catálogo e colectânea de textos e um circuito itinerante de exposições.  

Já na sua 12ª edição e com uma média anual de 80 trabalhos seleccionados de entre uma média de 400, o programa tem-se revelado a mais importante e abrangente iniciativa multidisciplinar de promoção e divulgação de jovens artistas e da sua obra no contexto nacional.

Desde 1996, a Mostra Nacional já se realizou em Lisboa, Guarda (97), Aveiro (98), Braga (99), Porto (01), Coimbra (02), Santa Maria da Feira (03), Silves (04), Amarante (05), Montijo (06) e a última, novamente em Lisboa (07).

As linhas de orientação principais do programa são:

1)  de promover a interacção entre artistas em início de carreira;
2) constituir uma plataforma previligiada para a atribuição de visibilidade ao   seu trabalho;
3) criação de um espaço de encontro entre artistas, agentes culturais  especializados e públicos potenciais;
4) democratização de oportunidades na carreira artística, através da garantia de oportunidade de participação a artistas em início de carreira de todo o país, num concurso a nível nacional;
5) descentralização da oferta cultural, levando a inovação criativa e artística a populações menos expostas à actividade cultural actual;
6) continuidade na dinamização do produto final da selecção:
- edição do catálogo “Jovens Criadores” e da colectânea literária “Jovens Escritores, publicados pelo CPAI.
- Amostras “Jovens Criadores”: depois da Mostra, alguns trabalhos seleccionados são destacados para “Amostras Jovens Criadores” itinerantes, que ocorrem no ano seguinte, em 6 pontos diferentes do país.
- Bienais Internacionais: é feita uma “selecção dentro da selecção” entre artistas seleccionados para o corpo da delegação portuguesa que participa na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo (BJCEM) e a Mostra de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Mostra JC-CPLP).

Para muitos artistas em início de carreira, o programa Jovens Criadores tem servido como uma “rampa de lançamento”, quer pela divulgação dos trabalhos, quer pela interacção mantida com agentes culturais e outros profissionais da área artística. Passaram pelos Jovens Criadores nomes que acabaram por se tornar referências no plano artístico nacional e internacional actual, a título de exemplo: André Sier, Catarina Campino, João Garcia Miguel, Cristina Filipe, José Luís Peixoto, Cláudia Tomaz, Gonçalo M. Tavares, Renata Sancho, João Fazenda, Vasco Araújo, João Pedro Vale, Tiago Guedes, André Murraças, Alexandra Moura, Patrícia Bateira, Cecília Costa, Lara Torres, Tiago Dionísio, Rudolfo Quintas ou Soraya Vasconcelos.

+ info

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

DOWNLOAD da Ficha de Inscrição
DISPONÍVEL A PARTIR DA PÁGINA DO SITE DO CPAI www.artesideias.com

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio