PT EN

 

 

 

Image

PALESTRA
As jóias Castellani da rainha D. Maria Pia de Sabóia
Teresa Maranhas e Maria José Oliveira
Sala D. Carlos
Palácio Nacional da Ajuda
Lisboa
8 Jul 18h00                                                                                                            
Entrada Livre

Marcação prévia : 21 363 70 95 / 21 362 02 64

O cofre da rainha D. Maria Pia de Sabóia, pertencente ao acervo do Palácio Nacional da Ajuda, inclui trinta e três peças de joalharia em ouro, executadas na oficina de Fortunato Pio Castellani (1794-1865). Oferecido pelo povo da cidade de Roma a D. Maria Pia por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís I, em1862, revela a perícia técnica da joalharia etrusca, reproduzida por Castellani. Este, com grande tenacidade procurou redescobrir os métodos ancestrais de produção, particularmente o da granulação do ouro, no qual os etruscos eram exímios artistas. Este tipo de jóias, a que se convencionou chamar joalharia arqueológica, surgiu na sequência das descobertas arqueológicas a partir de final do século XVIII.
 
Apresentar-se-á o contexto histórico e artístico em que este conjunto de peças se insere como também os resultados decorrentes das análises químicas das ligas constituintes e a identificação das técnicas de produção oficinal e trabalho de filigranagem do ouro, mostrando-se pela primeira vez uma selecção das cerca de 500 imagens realizadas com lupa binocular para este estudo.
 

ORADORES

Maria José Oliveira
 
Licenciada em Física Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, colabora com o IMC desde 2000 (na altura IPCR) no laboratório de conservação e restauro José de Figueiredo.
 

Teresa Maranhas
 
Licenciatura em História, Variante de História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1990.
Mestrado em Museologia e Património pela mesma faculdade, 2000. Dissertação – “A Ourivesaria do século XIX no Palácio Nacional da Ajuda: Um Projecto para a sua Exposição”.
Conservadora das colecções de ourivesaria e joalharia no Palácio Nacional da Ajuda.    


Image

+ info
Maria José Gaivão de Tavares | Dep. Comunicação
Palácio Nacional da Ajuda
Telef. 213 637 095
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.imc-ip.pt
 

 

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio