PT EN

 

 

Workshop de electrónica 

Workshop de electrónica
Formador: Vitor Vaz da Silva
IPJ – Parque das Nações
Lisboa
Nova data: 26 de Mar 2011

 

Programa do Workshop de Electrónica:


Data: 26 de Março de 2011


Local: IPJ – Parque das Nações – Lisboa O díodo é um componente que na generalidade permite a passagem de corrente num sentido. Quando essa corrente provoca uma emissão de luz toma o nome de led (light emitting diode). Os leds serão utilizados em todas as montagens para ‘ver’ a corrente eléctrica.


Número de participantes: 5 a 10.

Requisitos: Nada a assinalar.

Horário: Das 9:30h até às 18:30h, com intervalos pedagógicos. O almoço está incluído no preço do curso.

Objectivo: Proporcionar conhecimentos simples de electricidade e electrónica Motivar os participantes a criarem circuitos diferentes

Metodologia: Apresentar o essencial de cada componente com uma montagem objectiva Realizar montagens simples sem soldar os componentes. Alterar os circuitos para assimilar os conhecimentos transmitidos.

Temas: Condutores, Isoladores, Resistência, Tensão, Corrente, Díodo, Led, Condensador, Transístor, Fototransístor

Material: O material electrónico e didáctico está incluído no preço do workshop e ficará na posse do participante

Sinopse: Uma das características dos materiais é a sua condutividade eléctrica podendo ser classificados como condutores ou isoladores face à resistência que oferecem à passagem de corrente. Essa corrente provoca na resistência uma tensão. Estes conceitos são apresentados e verificados através de montagens simples, feitas sobre uma base de suporte (breadboard) que mantém os componentes seguros sem a necessidade de solda.
O condensador, diferente de bateria, acumula carga eléctrica. O uso do condensador e da resistência permite introduzir o tempo nos circuitos. Diversas montagens serão efectuadas mostrando essas propriedades.
O transístor é um componente que amplifica um sinal. Um transístor cujo sinal de entrada seja luminoso chama-se fototransistor.
A compreensão de cada um dos componentes através de montagens simples ajuda a criar outros circuitos combinando esses componentes. Ajuda também a análise de circuitos simples já existentes percebendo o seu funcionamento.

Preço do workshop: 100 € (inscrições até 28 de Fevereiro com 10% de desconto)

info+:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio