PT EN

 

 

Aprender a Olhar - Iniciação à Gemologia Prática Aprender a Olhar - Iniciação à Gemologia Prática
Workshop Prático
Rui Galopim de Carvalho
PLUM | Lisboa
23, 25, 27 e 30 de Junho de 2008

Vai ter lugar em Lisboa, na PLUM (Pr. Figueira, 7, 3º Dto) dias 23, 25, 27 e 30 de Junho um Workshop Prático intitulado "Aprender a Olhar - Iniciação à Gemologia Prática" que introduz as técnicas de observação expedita de pedras preciosas e suas imitações.

Neste seminário de 8 horas em 4 sessões e apenas com o auxílio do olho nu e da lupa de 10x com pinças, vão introduzir-se os critérios gerais de observação que constituem a base da análise gemológica das pedras preciosas: o brilho, a cor (tom, saturação e distribuição), a lapidação, as características externas (polimento, riscos, cavidades, fracturas) e as características internas (e.g. inclusões, clivagens). Após introduções teóricas com recurso a projecção de apresentações multimédia, vão observar-se exemplos práticos, tais como, o vidro, dobletes, quartzos c/ inclusões, turmalina,  zircão, zircónia, diamante, moissanite sintética, quartzo citrino, quartzo ametista, pedra da lua, labradorite, granada, rubi, safiras e safiras de difusão (Ti , Be).

Sessões
Horário pós laboral das 19:30 às 21:30
Inscrições
100 € (estudantes 90€)

Programa
Sessão 1 - 23 de Junho
Introdução Teórica. Fundamentos da observação e definição de termos: cor, tonalidade, brilhos, efeitos ópticos particulares, características externas e internas (inclusões e sua importância em gemologia).
Introdução ao manuseamento da lupa de 10x e da pinça. Treino de observação com cristais em bruto e com a identificação do vidro lapidado e formado.

Sessão 2 - 25 de Junho
Continuação do treino de observação com a identificação de pedras compostas (e.g. dobletes).
Observação de uma colecção de quartzos com inclusões.
Introdução às pedras com efeitos ópticos particulares: olho-de-gato (turmalina, kornerupite, apatite e silimanite), efeito de estrela (safira, rubi, diópsido), iridescência (pedra-da-lua, labradorite, opala), aventurescência (vidro aventurina, quartzo aventurina, pedra-do-sol).

Sessão 3 - 27 de Junho
Turmalinas e as suas múltiplas cores e inclusões características: trichites. Introdução do conceito de pleocroísmo e sua observação na turmalina, andaluzite e iolite.
Introdução do conceito de birrefrangência e sua observação no zircão e moissanite sintética com a subsequente separação destes materiais da zircónia (pedra artificial) e do diamante.

Sessão 4 - 30 de Junho
Observação da cor e da distribuição da cor no quartzo ametista e citrino. Separação do citrino do topázio amarelo e imperial. Observação da distribuição de cor em safiras. Abordagem de safiras de difusão térmica (com titânio e com berílio) - limitações na identificação destas situações.
Reobservação livre das pedras até então apresentadas.

Nível de Dificuldade Básica - Vão aprender-se as técnicas de observação das gemas à lupa de 10x com e sem pinça. Não é necessária experiência anterior.

NOTA - Traga a sua lupa de 10x. Se pretender adquirir uma para o efeito, ou simplesmente ter uma emprestada para o workshop, queira dar essa informação no acto de inscrição.

INSCRIÇÕES
Poderá efectuar a inscrição por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou por telefone 219242468, indicando
- Nome
- Empresa, Organização, Escola (se aplicável)
- Contacto telefónico ou outro
- Se precisa de lupa de 10x

Estacionamento e Transporte - Parque da Praça da Figueira a menos de 1 minuto da Plum-Atelier. Metro: Rossio (saída Praça da Figueira mesmo em frente ao Atelier). Eléctricos: 12, 15. Autocarros: 2, 9, 36, 37, 40, 44, 45, 60, 90, 91, 711, 714, 732, 746, 759, 790

Importante: Dado o número limitado de lugares, a inscrição será feita por ordem de chegada, dando-se preferência a quem tiver efectuado o respectivo pagamento antecipado

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio