PT EN

 

 

Visitas guiadas
Exposição  "Visitação. O Arquivo: memória e promessa"
Museu de S. Roque | Membro PIN
Lisboa
10 Jul - 2 Nov 2014 | INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Arquivo: Memória e Promessa

A exposição "Visitação. O Arquivo: memória e promessa", abriu ao público no passado dia 10 de Julho, numa renovada galeria de exposições do Museu de São Roque, em Lisboa.

Entre as peças expostas encontram-se os primeiros "Compromissos" dos séculos XVI e XVII, documentos que traçam as linhas orientadoras da organização da antiga Confraria da Misericórdia de Lisboa, hoje Santa Casa, que era concretizada pela prática das "14 obras de misericórdia" da matriz cristã. O "Compromisso" da instituição foi, assim, o ponto de partida desta instituição e da exposição. Igualmente se expõem obras de arte antigas e contemporâneas, cartas, relatórios, álbuns de fotografias, filmes documentais, entre outras.

Procura-se que a exposição mostre como ao longo da história se realizou a missão da Santa Casa, através dos seus documentos de Arquivo - que são "memória e promessa".

Três artistas contemporâneos colaboram nesta mostra, através dos seus trabalhos, na área do cinema, da fotografia e da música:

O cineasta Pedro Costa que apresenta uma instalação audiovisual na Igreja de São Roque.

Daniel Blaufuks realizou uma série nova de fotografias para a exposição, intitulada "Corte", que resultou de uma visita ao Arquivo e de uma "escolha de alguns "sinais dos expostos", pequenos objectos (medalhas, pedras preciosas, brocados, veludos ou panos menos nobres bordados), que revelavam a origem dos recém-nascidos entregues ao cuidado da Misericórdia ("expostos").

O terceiro criador é o compositor João Madureira que, do fundo musical do Arquivo Histórico, escolheu uma peça - "Magnificat" do século XVII e compôs uma nova em versão contemporânea - um novo Magnificat".

O título "A Visitação", evoca a Festa da Misericórdia de Lisboa que se realiza ainda hoje no dia 2 de Julho. Daí a importância da pintura A Visitação, do pintor Grão Vasco, cedida pelo Museu de Lamego.

 

 

+ info:
Horário:  Terça-feira a Domingo das 10h às 18h e Segunda-feira das 14h às 18h
Visitas guiadas: sextas-feiras às 10h30 e 15h; Domingos 12h e 15h.  
Participação gratuita mediante marcação prévia pelo Tel.:(+351) 213 235 824/ 233

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio