PT EN

 

 



Keeping the Balance
Julia Walter
Galeria Tereza Seabra
Lisboa
Inaugura dia 11 de Outubro às 17h com a presença da artista

 

box
heartbox

highway

 


Enquanto trabalhava na exposição para a Galeria Tereza Seabra, dei por mim entre um presenta e um futuro desconhecidos, tentando manter um equilíbrio entre o caos e a ordem, o mistério e a realidade, luz e escuridão.

Acredito na preciosidade de todas as coisas e na magia do momento. Acredito em dar e receber, na sorte, no amor, no material e no espiritual. Sigo o meu instinto.

O meu trabalho começa com desenhos e colagens em papel. Pego em formas e símbolos que me rodeiam e dou-lhes a forma de uma jóia; um pendente, um talismã, um companheiro amigável.

 

No meu trabalho mais recente, o material que uso é a Galalite (pedra de leite) do grego : gala(leite) e lithos(pedra).

Trata-se de um polímero termoendurecível no qual a proteína do leite é o ingrediente principal. Foi desenvolvido em 1897 e era usado como substituto de uma grande variedade de materiais como corno, marfim, coral, pedras semi-preciosas e madeira.

100 litros de leite chegam para produzir cerca de 3kg de Galalite.

Este material perdeu a sua importância com o desenvolvimentos dos plásticos totalmente sintéticos, apesar das suas qualidades orgânicas possibilitarem uma enorme quantidade de aparências/aspectos e a sua sustentabilidade fazer dele um material extremamente contemporâneo.

 

Júlia Walter

Outubro 2014


 

 

+ info:
Galeria Tereza Seabra – Jóias de Autor
Rua da Rosa, nº158-160A
1200-389 Lisboa
Tel. 213 425 383
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio