PT EN

1

CF cover PT

 

JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL
Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI
Cristina Filipe [Membro PIN]

JÁ À VENDA

 

 



NOTA DE IMPRENSA N.º 2/2014
Exposição Corpo Restrito
Joalharia Contemporânea
Participaram entre outros, Filomeno Pereira de Sousa, Paula Crespo, Maria José Oliveira e Sandrine Vieira | Membros PIN


O principal acontecimento do projeto CORPO RESTRITO, a apresentação/desfile, teve lugar no passado dia 3 de outubro no Teatro das Figuras. Recebeu mais de uma centena de convidados entre criadores, várias personalidades da vida cultural da região, sponsors e imprensa; que com a organização partilharam um acontecimento singular na produção e divulgação da criação de autor da joalharia contemporânea.

Os convidados desconheciam os detalhes do evento para que tinham aceitado o convite: show/desfile/algo de joalharia ou escultura para o corpo!?

Na elegância da abertura foram surpreendidos quando a soprano ANA ESTER NEVES se sobrepõe ao então ténue som do DJ BAM, entoando por entre os convidados, com a sua potente voz, à capela, trechos de várias Óperas.

"Um momento divino", foi o sentimento transmitido.

Com coreografia de FILIPA RODRIGUEZ, 25 manequins transportaram o essencial do projeto: 25 jóias/esculturas sobre os corpos, concebidas por 19 autores joalheiros, escultores, cenógrafos e designers.

Depois do sucesso do evento de apresentação, começaram a surgir novos convites para apresentar os trabalhos noutras zonas do país o que pode significar o prolongamento temporal do projeto.

O próximo momento ocorrerá no PALÁCIO DO TENENTE, já nos dias 11 e 18 de Outubro, entre as 23h00 e as 24h00, onde o público em geral poderá ver, em duas sessões, 16 obras sobre modelos vivos; e um vídeo sobre a elaboração do projeto CORPO RESTRITO.

 
A exposição das fotografias ‘Corpo Restrito’ da autoria de Vasco Célio poderá servisitada nos seguintes espaços e datas:

> de 23 de Outubro a 29 de Novembro - RUÍNAS DE MILREU

> 11 de Dezembro a Fevereiro de 2015 -  MUSEU DO TRAJO de S. Brás de Alportel

> 2015 - Museu Municipal de Faro
____

CRIADORES //

Andreia Rollot Miguel, Cristina Palma, Filomeno, Gustavo de Jesus, Helena Carnet, João Franck, José Manuel Luís, Luís Nogueira, Manuela Xavier, Margaret Jackson, Margarida Pimentel, Maria José Oliveira, Milita Doré, Paula Crespo, Rui Matos, Sandrine Vieira, Sara Monteiro, Tó Quintas, Vera Pinheiro.

_______

APOIOS// A EXPOSIÇÃO será composta por cerca de 25 imagens, captadas pelo olhar e a lente de Vasco Célio e poderá ser vista nos seguintes locais e datas:
Palácio do Tenente - 11 e 18 de outubro de 2014
Ruínas de Milreu - 23 de outubro a 29 de novembro de 2014
Museu do Trajo de S. Brás de Alportel - 11 de dezembro a março de 2015

APOIOS: Ambifaro, Andreia Martins, ArtCatto, Associação de Designers do Sul, Boto da Cruz, Câmara Municipal de Faro, Companhia de Dança do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, DJ BAM, DOP, Filipa Rodrigues, Garrafeira Soares, Guy Doré, Margem, Marisa Francisco, Meia Ponta, Metalideia, Museu do Trajo de S. Brás de Alportel, Palácio do Tenente, Pontos Iguais, Serena Grace, Sul Informação, Teatro Municipal de Faro, Turismo do Algarve, Vasco Célio | STILLS, Vitor Picardo.

ORGANIZAÇÃO: Filomeno Pereira de Sousa (mestre joalheiro / Pontos Iguais), Milita Doré (artista plástico) e Cristina Palma (designer).

Ambifaro, Anabela Afonso, Andreia Martins, ArtCatto, Associação de Designers do Sul, Boto da Cruz, Câmara Municipal de Faro, Companhia de Dança do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, DJ BAM, Filipa Rodrigues, Garrafeira Soares, Guy Doré, Margem, Marisa Francisco, Meia Ponta, Metalideia, Museu do Trajo de S. Brás de Alportel, Palácio do Tenente, Pontos Iguais, Serena Grace, Teatro Municipal de Faro, Turismo do Algarve, Vasco Célio / STILLS, Vitor Picardo, ZEFA.

______

Para mais detalhes sobre o ‘Corpo Restrito’, contactar Filomeno Pereira de Sousa, através do número de telemóvel: 917 972 344, e consultar a página CORPO RESTRITO no Facebook através do link:
www.facebook.com/pages/Corpo-Restrito/287621074776486

 

+ info:
Anabela Afonso
Apoio à comunicação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
tel:919 458 724

 

{tortags,2887,1}

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio