PT EN

 

 

Out There, Over here

Out There, Over here
Joalharia Contemporânea
Tangencial Exp09
Curadores Marília Maria Mira, Raul Boino Lapa e Madalena Avellaro

Hotel Altis Belém & Spa
Belém Lisboa
Inaug 9 Set às 18
Até 30 Set


"“Everything that happens in our human universe is mysteriously linked to everything else!”

Elie Wiesel, in Time of the Uprooted, N.Y. 2005
“Out There, Over Here” é o resultado de uma experiência de trabalho realizada no Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, com um grupo de alunos do curso de Joalharia, e, alargada ainda, a mais uma Joalheira que seguiu o mesmo tipo de percurso de trabalho para, posteriormente, se juntar ao grupo no momento expositivo.
 
Numa abordagem antropológica ao processo criativo em Joalharia focamos Tempo e Espaço, em torno de questões e aspectos de referência hiper(con)textual* <#_ftn1> tão intrínsecos à Arte Conceptual Contemporânea, como identitários da Experiência Humana.
 
Num exercício teórico e prático concentrámo-nos numa construção intelectual e material sobre dados ora mais concretos, ora mais abstractos, procurando resultados efectivos e produtivos, num exercício conceptual contínuo, testemunho de um outro de consciência de si, do outro, do dentro e do fora.
 
Perante a construção de um mapa individual, testemunho da evolução do processo, registo de experiências conceptuais e físicas, reconhecimento de pertinências e relevâncias em relação ao tema e ao processo que se desdobrava, deu-se especial importância à inter-relação “corpo – objecto”e à consciência funcional ou disfuncional desta relação, num exercício de flexibilidade tangente entre o acto de pensar e o acto de fazer.
 
Do Fora – Out There – e do Dentro – Over Here – resultam (hiper)ligações conceptuais que, através de novos valores criativos e práticas artísticas, universos plásticos e performativos, tão globais quanto particulares, observações baseadas no Tempo, reveladoras e indicadoras de contrastes; de concentração e dispersão; de marcas; de imagens-desejo; de sobre e justaposições; de equilíbrio; de transporte; de chances; de revelações; e de desaparecimento.
 
Trabalhos de Ana Guimarães, Beatriz Mousinho, Joana Capitão, Catarina Dias, David Pontes, Hanna Lundborg, Manuela Domingues, Maria Ana Ricon Peres, Sofia Canas da Mota, Sónia Brum e Typhaine le Monnier.
 
Marília Mira e Raul Boino Lapa.

+ info:
Marília Mira  e Raul Boino Lapa  
Hotel Altis Belém & Spa
Doca do Bom Sucesso , Lisboa
(Em Belém, junto ao Rioa Tejo, entre a Torre de Belém e o Padrão dos
descobrimentos)
10 a 13 de Setembro das 11horas às 2o horas

Para mais informações
21 040 02 00
www.altishotels.com

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio