PT EN

1

CF cover PT

 

JOALHARIA CONTEMPORÂNEA EM PORTUGAL
Das vanguardas de 1960 ao início do século XXI
Cristina Filipe [Membro PIN]

JÁ À VENDA

 

 



Sabe quanto vale o anel da sua avó? 

Classificação e avaliação de joias, gemas e pedras preciosas
Instituto Gemológico Português
União de Associações do Comércio e Serviços
Lisboa
25 Jan 2014, das 10h às 19h


A 5ª edição da iniciativa "Quanto vale o anel da sua avó?" destina-se a permitir a qualquer pessoa conhecer o valor do seu património, especialmente joias com diamantes e peças em prata, e acontece num momento em que o IGP alerta para o crescimento da entrada no mercado português de diamantes falsos e sintéticos.

Esta avaliação é realizada pela única instituição em Portugal com as competências para promover o ensino sobre a gemologia, as pedras preciosas, as pedras sintéticas e o estudo de todas as imitações utilizadas.

Para José Baptista, Presidente do IGP, "cumpre ao IGP providenciar a informação e as ferramentas para, quer o público em geral, quer os profissionais da área, lidarem com gemas e pedras preciosas de forma capaz. Com a crescente entrada no mercado a nível global, e também em Portugal, de imitações de diamantes e de sínteses sobe também de tom a nossa preocupação relativamente a esta problemática. A avaliação das peças em prata é, também, uma preocupação, contando esta iniciativa com uma equipa propositadamente destinada a avaliar esta tipologia de peças. A ação do IGP exerce-se em duas vertentes: a de disponibilizar informação geral e de providenciar cursos com professores e metodologias de referência para quem trabalha ou quer trabalhar nesta área, agindo como facilitador do empreendedorismo na mesma."

O evento insere-se no esforço mais alargado realizado pelo IGP, no sentido de disponibilizar informação sobre a entrada de diamantes sintéticos no mercado. Acompanhando uma tendência em largo crescimento a nível mundial, e com a entrada no mercado português de imitações e de diamantes sintéticos, o IGP encontra-se atento, propondo-se a realizar o esforço de tentar apetrechar os profissionais do sector dos cuidados que devem ter.

A participação no evento possui caráter gratuito, sendo possível a pré-inscrição através do website do IGP em www.apgemologia.org.

 


+ info:
www.apgemologia.org
UACS - União de Associações do Comércio e Serviços
Rua Castilho, n.º 14,
Lisboa

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio