PT EN

 

 

Andreia Quelhas Lima, Aneis
Andreia Quelhas Lima, Aneis

 

Andreia Quelhas Lima, Aneis
Andreia Quelhas Lima, Aneis


Andreia Quelhas Lima, Pulseira
Andreia Quelhas Lima, Pulseira

 

Amélia Cristina Correia, Brincos, Colar
Amélia Cristina Correia, Brincos, Colar

 



1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria

Prémio categoriaTradição - Amélia Cristina Correia
Prémio categoria Design - Andreia Quelhas Lima (associada da PIN)

A 1ª Conferência Ibérica de Ourivesaria tem o grato prazer de anunciar que
atribuiu dois prémios no concurso de peças, nas categorias de Tradição e de
Design.

Os prémios foram decididos em duas fases, numa primeira fase por um
conjunto e 10 jurados e, numa seleção final, entre as duas melhores peças,
pelos elementos:
Juliet Hutton-Squire (analista de moda de joalharia no Reino Unido
http://www.adorn-london.com/about
Beatriz Biagi (designer de joalharia em Milão – Itália
http://www.linkedin.com/in/biagibeatrizfcsd
e Pedro Pérez, editor chefe do grupo Duplex - Espanha
http://www.grupoduplex.com


Foram vencedoras nas duas categorias:


Categoria Tradição: Amélia Cristina Correia


Nasceu em Santa Maria da Feira em 1982. Em 1998 entrou na Escola Soares Dos Reis Porto, no Curso de Ourivesaria, após o 12ºano frequentou estágio na empresa Vítor Passos, três meses depois assina contrato de trabalho por três anos na mesma. Tirou o curso de formação de formadores e em 2008 abriu a sua empresa no ramo de ourivesaria.

Atualmente a sua empresa tem-na como Designer e Joalheira e um Joalheiro/Cravador Filipe Santos. Realiza peças da Designer Ana Lagarto, executa e vende as suas próprias coleções a armazenistas, presta trabalho a empresas de renome no mercado de joalharia, é designer e joalheira das marcas nacionais MIRRAGE e KISHUM e realiza peças exclusivas em prata e ouro.

Expõe pela primeira vez em 2009 as suas criações na Portojoia, no espaço Novos Criadores, aposta na diferença e na diversidade, peças 4 em 1.

Em 2010 participa novamente na Portojóia como designer e representante da marca Kishum .

Em 2012 pela 3ºvez participa no concurso vip joias e no 1º congresso de ourivesaria Ibérico realizado na cidade de Viana do Castelo.

Contato: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



Categoria Design: Andreia Quelhas Lima


Nasce no Porto em 1976.

Atualmente vive e trabalha no Porto e ocupa o cargo de Diretora e Formadora na escola de Joalharia Alquimia.

2002, Licenciatura em Escultura, FBAUP; 2011, Conclui o CAP; 2010, Frequenta "Reconfigurações do objeto artístico”, curso livre da Faculdade de Letras de Lisboa sob orientação de Pedro Lapa; 2003/2006, Frequenta o AR.CO plano de estudos de Fotografia; 2000/2003, conclui curso de Joalharia contemporânea, Engenho e Arte, Porto; 1999/2000, conclui cursos intensivos de Fotografia, Cerâmica, Gravura, e Joalharia no Instituto de Arte e Cultura Lorenzo de Medici em Florença, Itália.

Expõe individualmente desde 2001 nas áreas da joalharia fotografia.
Anualmente expõe individualmente joalharia em espaços alternativos. Colabora com lojas na área da moda e design de jóias tanto na formação de funcionários como na produção de objetos. Desenha esporadicamente coleções para marcas de ourivesaria em pareceria com Carla Solheiro. Colabora com o projeto “A Loja do Lopes” desde 2006. Em 2009 produz peça de joalharia, e colabora ao nível de adereços para a curta-metragem de Manoel de Oliveira, "Representação ao vivo do políptico de S. Vicente de Fora”, com o apoio da Fundação de Serralves.

Exposições individuais: 2007, “Jóias de autor”, Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, fundação das Casas de Fronteira e Alorna;  2006, “A casa das belas adormecidas “, Casa da Cultura Jaime lobo e Silva, Organização da bienal de Mafra, Ericeira; 2001, “Lugares sem tempo “, Galeria Arménio Losa, Matosinhos; 2001, “Whose land is this? “, LAG, Lisboa.

Exposições Coletivas: 2012, (a realizar), Mostra referente ao Concurso Internacional de Fotografia “Ibero Americanos 2009” no Centro Cultural de Espanha, La Paz, Bolivia; 2009,  “Memória Percibida”, Mostra Internacional, Guatemala, Miami, Madrid, Comissariado por Esther Villalobos, Lourdes de la Riva e Mar Solís; 2008, “Landscape”, Projecto Nova Cultura, Hospital Psiquiátrico Julio de Matos, pavilhão 28, Lisboa; comissariado por Isabel Vaz Lopes.

- Iniciativa x, Arte Contempo. “ Há milhões delas pela estrada fora “, Galeria S. Bento, comissariado por Isabel Vaz Lopes, Lisboa; 10ª Bienal fotográfica de Vila Franca de Xira; 1ª Bienal internacional do Montijo, atribuição de Menção Honrosa; 2006, “O Mundo dos Sonhos”, Instituto Franco-Português, representação AR.CO.; 2005, Bienal de Artes Plásticas de Mafra, fotografia; Bienal de Artes Plásticas do Montijo, fotografia; 2004, “A loja do Lopes”, fotografia, armazém 7, Lisboa; 2003, Bienal de fotografia, Vila Franca de Xira; Atribuição de prémio, em concurso público, para realização de uma Escultura para o empreendimento Vila Sol, Algarve; 2002, 5ºconcurso nacional de jovens nas artes, ANJE, Porto.

Está representada em várias publicações e catálogos. Está representada em coleções particulares e públicas, em Portugal e na Holanda.

Contactos:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio