PT EN

 

 

Visitas temáticas

Visitas temáticas
História da Gemologia e Joalharia
Coordenação do Museu Nacional de História Natural
Évora  Albufeira  Lisboa Porto Sines
Ago a Set  08

Este ano, as populares acções da Geologia no Verão, integradas nos programas informais e descontraídos de divulgação científica da Ciência Viva, vão novamente oferecer iniciativas de carácter gemológico, sob coordenação do Museu Nacional de História Natural. Depois dos bem sucedidos e participados eventos no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa, este ano a proposta é mais ambiciosa e dinâmica.
Assim, pretende-se oferecer um olhar diferente sobre algumas colecções, designadamente, de joalharia e pintura de alguns museus e núcleos museológicos em Portugal continental, focando fundamentalmente a representatividade das gemas nessas colecções, salientando-se, por exemplo, a história da sua utilização pelo Homem ao longo dos tempos. A quantidade de informação gemológica e geológica que pode ser trazida à discussão nestes museus de artes decorativas e arte sacra está para além dos aspectos estéticos e histórico-artísticos que são normalmente os mais explorados nas folhas de sala e demais visitas guiadas.
Os museus e núcleos museológicos seleccionados para este projecto de visitas temáticas, em Lisboa, Porto, Sines, Évora e Guia, abrangem um leque interessante de períodos da história da gemologia e joalharia, designadamente os séc. XVIII e XIX no Museu Nacional de Arte Antiga e Museu Nacional Soares dos Reis, a arte oriental e materiais gemológicos da Ásia no Museu do Oriente, a arte nova no Museu Calouste Gulbenkian e a arte sacra nos de Sé de Évora, no Museu dos Patriarcas em Lisboa e na Igreja de N. Sra. das Salas, em Sines.
Na visita ao Zoomarine, no Algarve, haverá a oportunidade de conhecer a CITES que regulamenta a utilização dos materiais gemológicos procedentes de espécies em vias de extinção e os moluscos utilizados em artes decorativas. Haverá, ainda, uma visita muito especial ao Museu Nacional de História Natural, em Lisboa, com a possibilidade de visitar as reservas que estão guardadas nas catacumbas do antigo Colégio dos Nobres, na Politécnica.

Programa de Visitas Temáticas (por localidade)
Évora
31/8 15h Museu de Arte Sacra - Sé de Évora
Guia (Albufeira)
8/9 16h Zoomarine - Consciências: Gemas orgânicas protegidas - CITES
Lisboa
4/9 15h Museu dos Patriarcas
5/9 16h Museu Nacional de História Natural
6/9 11h Museu Nacional de Arte Antiga
6/9 15h Museu Calouste Gulbenkian
12/9 19h Museu do Oriente
Porto
14/9 14h Casa-Museu D. Marta de Ort. Sampaio
14/9 16h Museu Nacional de Soares dos Reis
Sines

7/9    11h30 Tesouro da Igreja de N. Sra. das Salas

Inscrições e mais informações
em www.cienciaviva.pt/geoveraocv
ou pela linha azul 808200205
 

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio