PT EN

 

 

MUDE Museu do Design e da Moda

MUDE
Museu do Design e da Moda
Inaugurou a sua primeira exposição no dia 21 de Maio 2009

Ante-Estreia
Flashes do MUDE
Até 11 de Outubro
Lisboa


O MUDE, Museu do Design e da Moda abriu as suas portas a 22 Maio de 2009.

Mesmo antes do início das obras de adaptação definitiva da antiga sede do BNU, na Rua Augusta, às suas novas funções museológicas, o MUDE passará a oferecer uma programação contínua onde estão presentes as diferentes perspectivas e linguagens do design.

A exposição inaugural Antestreia. apresenta um conjunto de peças de Corbusier a Azzedine Alaïa que permitem visitar histórias e acontecimentos do século XX e XXI, a partir dos objectos que as viveram ou foram usados pelas muitas pessoas que, no passado foram dessas histórias também actores. Aqui o acervo de moda tem um lugar de destaque pois, é a primeira vez que é apresentada ao público.

Maio é também o mês do novo catálogo do MUDE, com um conceito, formato e forma de distribuição inovadores.


EXPOSIÇÃO Antestreia
Comissariado: MUDE
R. Augusta, 24
22 Maio a 11 Outubro

A primeira exposição do MUDE é programada para a Antiga Sede do BNU, permitindo a visita a este edifício, antes do início das obras definitivas. A proposta explora as relações entre o design, as artes, a política e o contexto socioeconómico. Com os interiores ainda descarnados e destruídos, cabe aos objectos e só a eles revelarem-se, mais as histórias que têm para contar.

LIVRO MUDE

Por ocasião desta exposição é editado o catálogo do MUDE. Museu do Design e da Moda, com um conceito, formato e distribuição originais. Duas edições (pt/eng), com c. 260pp, apresenta uma leitura histórica do século, cruzando o mobiliário e luminária, vestuário e acessórios, equipamentos e outros objectos. É profusamente ilustrado com imagens das peças, fotografias dos autores/ambientes, pormenores técnicos e uma cronologia do século, e conta ainda com textos explicativos relativamente às peças mais emblemáticas.

Preço: 5€.

+ info
MUDE - Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo
Sala do Risco
Largo de St. António à Sé, 22
1100-499 Lisboa
tel. ++ 351 218 886 117/18
fax. ++ 351 218 886 124

__

O sítio da PIN teve o apoio


 Fundação Calouste Gulbenkian Nacional apoio