TESOUROS DA PRATARIA EM PORTUGAL: Entre a evolução histórica e questões de peritagem
CURSO LIVRE ONLINE
POR PROF. DOUTOR GONÇALO DE VASCONCELOS E SOUSA [MEMBRO PIN HONORÁRIO]*
RESUMO
Da Idade Média ao Século XXI, a Prataria constituiu uma das mais importantes Artes Decorativas em Portugal. Ourives e lavrantes da prata corporizaram uma actividade comercial e artística de tal forma importante que chegou, em alguns casos, a atingir um altíssimo valor de investimento.
As instituições religiosas competiam no louvor ao Divino através dos seus acervos de ourivesaria, e as elites civis engrandeciam os seus espólios com magníficas peças de aparato, nomeadamente as de uso de mesa.
Nomes como Gil Vicente e João Coelho de S. Paio, António Firmo da Costa e Luís António da Silva Mendonça, ou, nos séculos XIX e XX, a casa Leitão & Irmão e Luiz Ferreira, representam a excelência na prataria em Portugal, aliando a qualidade de execução ao brilhantismo da inovação.
Permitirá analisar, na última sessão, questões que se levantam na peritagem da prataria portuguesa, através da análise pormenorizada de algumas peças e dos problemas de classificação que muitas delas levantam, designadamente quanto a datações, marcas, técnicas utilizadas e identificação de proprietários.
É o conhecimento de tamanha diversidade de trabalhos que este curso se propõe abordar, numa viagem repleta de curiosidades e de novidades até hoje nunca divulgadas em obras publicadas sobre prataria portuguesa, resultantes da investigação permanente que o docente realiza em arquivos e acervos argênteos portugueses.
PROGRAMA
QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1 – Ourivesaria e Prataria
2 – A Prataria Civil e as suas tipologias
3 – A Prataria Religiosa e as suas tipologias
4 – Ourives e lavrante da prata; comerciante de ourivesaria
5 –Ensaiador e contraste da Prata
6 – Marca de ensaiador municipal, da Contrastaria, da casa de ourivesaria e do ourives fabricante
7 – Principais centros produtores de Prataria em Portugal
PARTE I
EVOLUÇÃO DA PRATARIA EM PORTUGAL
1 – Prataria sacra medieval românica
1.1. – Características gerais
1.2. – Os cálices de Alcobaça
1.3. – Cruzes processionais
1.4. –Outras peças de relevo
2 – Prataria sacra medieval gótica
2.1. – Características gerais
2.2. – Cruzes processionais
2.3. – Cálices
2.4. – Cofres
2.5. – Custódias
2.6. – Outras tipologias de relevo
3 – Prataria sacra quinhentista: do Gótico ao Maneirismo
3.1. – Formas e motivos decorativos
3.2. – Cálices
3.3. – Custódias
3.5. – Outras tipologias
4 – A emergência da prataria civil
4.1. – Diversas tipologias de salvas
4.1.1. – Elementos decorativos
4.2. – Outras tipologias de peças
5 – Relações artísticas com o Oriente (sécs. XVI a XIX)
5.1. – O Tesouro do Convento do Carmo, na Vidigueira: a doação do
Pe. André Coutinho (1597)
5.2. – Prataria indo-portuguesa
6 – A produção da prataria portuguesa do séc. XVII
6.1. – Formas e decorações: o Maneirismo e o Barroco
6.2. – Tipologias de peças de prataria sacra
6.3. – Tipologias de peças de prataria profana
7 – Caracterização da prataria portuguesa do séc. XVIII
7.1. – Gramática decorativa da prataria setecentista
7.1.1. – Decoração barroca e a convivência com o estilo chão
7.1.2. – Decoração rococó
7.1.3. – Decoração neoclássica
7.2. – Tipologias de peças de prataria sacra
7.2.1. – As custódias-jóia
7.3. – Tipologias de peças de prataria profana
7.3.1. – Peças de aparato
7.3.2. – Peças de uso da mesa
7.3.3. – Peças do serviço de bebidas
7.3.4. – Peças de escrita
7.3.5. – Peças de iluminação
7.3.6 – Peças de uso de viagem
7.4. – Ourives da prata de Lisboa e ourives da prata do Porto
8 – O Romantismo na prataria oitocentista portuguesa
8.1 – Consequências da produção industrial
8.2. – A decoração fito e zoomórfica
8.3 – O guilhochado
9 – Revivalismos e eclectismos da prataria dos sécs. XIX e XX
9.1. – O neogótico
9.2. – O neobarroco
9.3. – O neorenasceça
9.4. – O neoneoclássico
9.5. – O neoárabe
10 – As grandes casas de ourivesaria portuguesas
10.1. – A casa Leitão & Irmão
10.2. – A casa Reis & Filhos
10.3. – A casa de José Rosas
11 – Arte Nova e Art Déco em Portugal
12 – Luiz Ferreira: o decorativo versus o utilitário
13 – Design contemporâneo na prataria
13.1. – Manuel Alcino e a renovação na moderna prataria portuguesa
13.2. – Outros criadores actuais
PARTE II
ALGUMAS QUESTÕES DE PERITAGEM NA PRATARIA EM PORTUGAL
- DISTINÇÕES ESTILÍSTICAS E TIPOLÓGICAS
- APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS
- MARCAS DE ENSAIADOR E DE OURIVES
- APRECIAÇÃO CONSTRUTIVA TIPOLÓGICA (ESTUDOS DE CASO)
- DATAÇÃO AQUANDO DA EXISTÊNCIA DE MARCAS
- HERÁLDICA, SIMBOLOGIA, MONOGRAMAS
- ENTRE A PEÇA E A BIBLIOGRAFIA CIENTÍFICA
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Fernando Moitinho de; CARLOS, Rita – Inventário de marcas de pratas portuguesas e brasileiras: século XV a 1887. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2018.
COUTO, João; GONÇALVES, António M. – A ourivesaria em Portugal. [S. l.]: Livros Horizonte, cop. 1960.
GODINHO, Isabel da Silveira, dir. – Tesouros Reais. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura; Instituto Português do Património Cultural; Palácio Nacional da Ajuda, 1991.
GONÇALVES, António Nogueira – Estudos de Ourivesaria. Porto: Paisagem Editora, 1984.
LEITE, Maria Fernanda Passos – Ourivesaria. In Artes Decorativas Portuguesas: No Museu Nacional de Arte Antiga Séculos XV-XVIII. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura; Museu Nacional de Arte Antiga, 1979, pp. 177-208.
OREY, Leonor d’ – Ourivesaria. Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1998.
OREY, Leonor d’, coord. – António Firmo da Costa: Um ourives de Lisboa através da sua obra. [S. l.]: Instituto Português de Museus, cop. 2000.
SANTOS, Manuela de Alcântara – Mestres ourives de Guimarães. Porto: IMC; Museu de Alberto Sampaio; Campo das Letras, 2007.
SANTOS, Manuela de Alcântara – Ourives de Guimarães: ao serviço de Deus e dos homens. Guimarães: Museu Alberto Sampaio, 2009.
SILVA, Nuno Vassallo e – As custódias-jóias de Setecentos. Oceanos. Lisboa: Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses. 43 (Jul.-Set. 2000), pp. 78-92.
SILVA, Nuno Vassallo e – Ourivesaria portuguesa de aparato: séculos XV e XVI. Lisboa: Scribe, 2012.
SOUSA, Ana Cristina – Metamorfoses do ouro e da prata: a ourivesaria tradicional no Noroeste de Portugal. Porto: Centro Regional de Artes Tradicionais, 2000.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Pratas portuguesas em colecções particulares: séc. XV- Séc. XX. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Pratas em colecções do Douro. Porto: Bienal da Prata de Lamego; Lello Editores, 2001.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Manuel Alcino & Filhos: Tradição e Modernidade na Ourivesaria Portuguesa. Porto: Manuel Alcino & Filhos, 2001.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – A ourivesaria da prata em Portugal e os mestres portuenses: História e Sociabilidade: 1750-1810. Porto: Ed. do Autor, 2004.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Artes da mesa em Portugal: do século XVIII ao século XXI. 2.ª ed. Porto: Livraria Civilização Editora, 2005.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Os bichos de Luiz Ferreira: No centenário do seu nascimento (1909-2009). Porto: Luiz Ferreira & Filhos, 2009.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Arte e devoção: a ourivesaria nas colecções da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Porto: Santa Casa da Misericórdia do Porto, 2013.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, coord. – A luz que mais brilha: custódias de prata da cidade do Porto. Porto: SCMP, 2019.
* Prof. Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
6, 8, 13, 15, 21 de julho de 2020.
18h30 às 19h30
Preço: 50,00€
Membros PIN: 45,00€
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