AGENDA PIN 2021
A AGENDA PIN 2021 anuncia «Suor Frio», título da I Bienal Internacional de Joalharia Contemporânea de Lisboa, que nos convida a refletir sobre o «Corpo», o «Medo» e a «Proteção» através de projetos expositivos, colóquios, encontros e masterclasses.
A situação de pandemia que atravessamos e o medo e a incerteza que se instalaram levaram-nos a escolher como tema um aspeto marcante na história da joalharia — a proteção física e espiritual — e a debater qual o seu sentido no século XXI.
Iniciativa da PIN, a Bienal é organizada com a colaboração do MUDE – Museu do Design e da Moda, do Museu de São Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Museu da Farmácia, da Brotéria, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da UCP – Escola das Artes e do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, entre outras instituições e artistas que desejem mostrar, ensinar e questionar a joalharia contemporânea contribuindo com ideias para enriquecer a programação. «Suor Frio» decorrerá entre 16 de setembro e 20 de novembro de 2021.
«Um círculo que se abre. Parêntesis. Tempo em suspenso.»
Sem limites de formato, restrições de material e técnicas, os participantes foram convidados a refletir sobre o corpo e o medo, bem como sobre o sentido que uma joia, hoje, em pleno estado de incerteza e de pandemia no século XXI, pode ter enquanto objeto de proteção.
À exceção das obras dos autores e/ou instituições assinalados com asterisco, as peças que integram esta agenda foram realizadas durante o confinamento (de 30 de março a 30 de maio de 2020) e fazem parte da exposição online «Joias e Objetos de Proteção para o Século XXI» — disponível desde 16 de julho de 2020 —, organizada pela PIN e apresentada pelo MUDE – Museu do Design e da Moda, onde se pode descarregar o respetivo catálogo.
«Cada duas semanas vão-se abrindo as páginas.»
Participantes:
Lúcia Abdenur, Telma Aguiar, Ana Albuquerque, António Arroio: Lia Morais, Ar.Co: Catarina Silva e Mónica Taipina, Fernando Brízio*, Ana Cardim*, Paula Castro, Marcia Cirne, Teresa Dantas, Dulce Ferraz, Filomeno, Sandra Manin Frias, Manuel Júlio, Miriam Mirna Korolkovas, Marília Maria Mira, Museu de São Roque: Autor desconhecido*, Typhaine Le Monnier, Inês Nunes, Zélia Nobre, Natália Olarte, Maria José Oliveira, Marta Costa Reis, Isa Duarte Ribeiro, Rudolf Ruthner*, Nininha Guimarães dos Santos, Tereza Seabra, Pedro Sequeira, Diana Silva, Sociedade Nacional de Belas-Artes: João da Silva*, Manuela Sousa e Luís Torres.
Produção: Cristina Filipe, Isa Duarte Ribeiro e Luís Torres
Design: ilhas studio
Tiragem: 450
14,5 x 21 cm
Impressão: Gráfica Maiadouro
«Revelando as várias joias de proteção para o século XXI.»
Mais que uma agenda é um documento histórico que compila mais de trinta propostas, de vários artistas, de objetos e joias de proteção, bem como algumas peças incontornáveis, nomeadamente: um relicário do século XVII da coleção do Museu de São Roque e uma medalha do escultor João da Silva, do acervo da Sociedade Nacional de Belas-Artes com a icónica Nossa Senhora do Carrapito. O ensaio «Proteção Divina», assinado por Madalena Braz Teixeira — nosso membro honorário, doutora em museologia, e uma figura incontornável na história da joalharia contemporânea —, contribui para uma reflexão mais alargada sobre esta tipologia de objetos.
José de Sousa Machado com Objeto Sonoro de Proteção Psicológica Talismânica do Século XXI de Luís Torres, 2020
Fotografias de Pedro Sequeira
APOIE A PIN E ENCOMENDE A SUA AGENDA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Agenda
20 euros
Edição especial: 21 joias Objeto Sonoro de Proteção Psicológica Talismânica do Século XXI, numeradas e assinadas, em CD de policabornato revestido a folha de ouro 24ct, de Luís Torres (oferta de agenda: apenas nas compras efetuadas na PIN)
60 euros
Disponível também na STET Livros & Fotografias (Aberto por marcação).